Olá meus amigos, vamos continuar com a série sobre Cloud Computing para Arquitetos de TI. Como mencionado no ultimo post sobre Cloud Computing vamos considerar sete princípios, patterns, da Private Cloud:

  1. Percepção de Capacidade Infinita
  2. Previsibilidade Consistente
  3. Provedor de Serviços de Infraestrutura (IaaS)
  4. Resiliência e Redundância Garantida
  5. Automação e Orquestração dos processos de TI
  6. Optimização do uso de Recursos de TI
  7. Incentivar Comportamento do Consumidor desejado e prevenir uso inadequado dos recursos de TI

 

Automação e Orquestração

Um princípio fundamental da computacao em nuvem é a sua capacidade de minimizar o envolvimento humano durante todo o ciclo de vida de TI do ambiente. Uma “Private Cloud” bem projetado tem a capacidade de executar tarefas operacionais dinamicamente, detectar e responder automaticamente às condições de falhas no ambiente e adicionar ou reduzir capacidades sobre demanda.É importante observar que existe um continuum entre intervenção manual e automatizada que deve ser definida. Um processo manual é onde todas as etapas requerem intervenção humana. Um processo mecanizado (Mechanized) é onde algumas etapas são automatizadas, mas alguma intervenção humana é ainda necessária (como detectar que um processo deve ser iniciado ou iniciar um script). Para ser verdadeiramente automatizado, nenhum aspecto de um processo, desde a sua detecção à resposta, deve exigir qualquer intervenção humana.  Minimizar o envolvimento humano através da automação é considerado um dos fundamentos, pré-requisitos da computação em nuvem.

 

Optimização

Otimização de recursos aumenta a eficiência e redução de custos. Principalmente é alcançada através do compartilhamento de recursos. Ter uma plataforma de serviços compartilhados é frequentemente referido como “Multi-Tenancy”. Em alguns casos estes “Tenants” devem compartilhar serviços de infraestrutura mas devido a arquitetura de silos departamentais, normalmente não compartilham serviços de infra-estrutura e gerenciamento. Permitindo que vários aplicacoes compartilham recursos, resulta em maior utilização dos recursos e uma utilização mais eficiente. Otimização por meio da abstração permite que muitos dos sete patterns, princicpios, e finalmente, ajuda reduzir custos e melhorar a agilidade.

Se você gostaria de conhecer mais sobre assunto acessa o portal da Microsoft sobre a computação em nuvem : http://www.microsoft.com/virtualization/en/us/cloud-computing.aspx

Até o próximo post,

Markus

Baseado no artigo: http://blogs.technet.com/b/privatecloud/archive/2010/10/12/private-cloud-principles.aspx

Technorati Tags: Arquitetura,Cloud Computing,Private Cloud