Olá, tudo bem?

Vamos continuar a serie sobre a computação em nuvem. Como mencionado no ultimo post sobre Cloud Computing vamos considerar sete princípios da computação em nuvem privada. Que são:

 

  1. Percepção de capacidade infinita
  2. Previsibilidade consistente
  3. Provedor de Serviço de infraestrutura (IaaS)
  4. Resiliência e Redundância garantida e transparente
  5. Automação e Orquestração dos processos de TI
  6. Optimização do Uso de Recursos de TI
  7. Incentivar Comportamento do Consumidor desejado e prevenir uso inadequado dos recursos de TI

Vamos continuar com a definição Resiliência e Redundância na computação em nuvem privada. Tradicionalmente, TI tem prestado serviços de alta disponibilidade através de redundância. Se un componentes necessários estava com falha, um componente redundante estaria esperando para pegar a carga de trabalho.

A redundância é geralmente aplicada na camada de infraestrutura (Host Clustering). Um princípio fundamental de uma nuvem privada é prestar serviços de alta disponibilidade através de resiliência (Chamada de Aplicações).

Ao invés de projetar para a prevenção de falha, o projeto aceita e espera que os componentes eventualmente falhem e enfoca a mitigar o impacto da falha e restabelecer o serviço rapidamente quando a falha ocorre através de mecanismos na chamada de aplicacao.

Através da virtualização, a detecção em tempo real e resposta automática para os estados de saúde, as cargas de trabalho podem ser movidos, muitas vezes sem nenhuma percepção de impacto sobre o serviço. Se a redundância é tratada na camada de aplicação, pode ser retirada da camada de infraestrutura, economizando custos substanciais.

Exemplos:

  • Exchange Cluster
  • SQL Cluster
  • File Server Cluster
  • IIS Application Cluster

Etc.

Se você gostaria de conhecer mais sobre assunto acessa o portal da Microsoft sobre a computação em nuvem privada que é: http://www.microsoft.com/virtualization/en/us/cloud-computing.aspx

Até o próximo post,

Markus

Technorati Tags: Private Cloud,Computação em nuvem,Azure