Lync 2013: Organizando as conversas com guias

Artigo original publicado no sábado, 27 de outubro de 2012

Fico feliz em escrever sobre um dos meus recursos favoritos do Lync 2013: as conversas com guias. As conversas com guias certamente melhoraram minha experiência com o Lync e o Windows, e quero mostrar como você também pode usar guias para melhorar a sua.

1. Personalize a exibição com guias.

As conversas com guias oferecem duas exibições diferentes: a exibição em blocos, que é a padrão, e a exibição em linha única. Essas duas exibições das guias são otimizadas para padrões de uso diferentes, portanto, dependendo de como você usa o produto, uma pode funcionar melhor do que a outra. Se você, assim como eu, geralmente tem cinco ou seis conversas ativas ao mesmo tempo, a exibição em blocos é ideal. É possível ver todas as conversas ativas em uma única janela. Para quem tem muitas conversas abertas, a exibição em linha única é mais indicada. A exibição das guias em linha única é compacta e pode exibir muitas conversas na janela até que seja necessário rolar a barra verticalmente.

Exibição das guias em blocos:          

 

Exibição das guias em linha única:

Outra personalização que você pode fazer é reordenar as guias da lista. Para reorganizar as guias, basta arrastar e soltar ou clicar com o botão direito do mouse em uma guia específica e selecionar "mover guia para cima" ou "mover guia par baixo". Se sua lista de guias for longa e tiver uma barra de rolagem, você pode mover as guias usadas com mais frequência para a parte superior para localizá-las com mais facilidade.

Depois que terminar de organizar a lista de guias, você pode salvar a disposição das guias para que ela seja restaurada na próxima vez que entrar. O Lync oferece uma opção para "reabrir minhas conversas quando eu entrar no Lync" (na caixa de diálogo Opções -> guia Geral). Acho essa configuração muito útil, pois há quatro ou cinco pessoas com quem converso regularmente e essa configuração salva as guias usadas com frequência quando saio e entro no programa. Não preciso mais ir até a janela principal do Lync para iniciar conversas com meus contatos favoritos. Vou diretamente à janela de guias e as conversas são abertas. Não deixe de experimentar esse recurso para ver como ele simplifica a experiência do Lync.

 

2. Experiência simplificada de gerenciamento de janelas

A vantagem óbvia de organizar as conversas em guias é que as janelas de conversa não ficam se acumulando na área de trabalho. Porém, além disso, você também tem maior controle sobre as janelas de conversa. Por exemplo, as conversas com guias oferecem controles para destacar e reinserir conversas. Quando você clica no botão "destacar esta conversa" na barra de títulos, a conversa selecionada (a conversa com Alex no exemplo abaixo) é aberta em uma janela separada. Isso é extremamente útil quando você deseja ter duas ou mais conversas simultâneas de uma só vez. Você pode reposicionar as conversas na tela de maneira que fiquem todas visíveis ao mesmo tempo. Quando terminar, basta clicar no botão "reinserir esta conversa" para reinserir a conversa na janela com guias.

 

 

Outra vantagem das conversas com guias é a possibilidade de redimensionar janelas em massa. Você pode redimensionar a janela com guias e todas as conversas que destacar adotarão o tamanho dela. Isso é útil, pois as personalizações feitas na janela são preservadas.

 
3. Fique a par de novas mensagens recebidas

A barra de tarefas do Windows sempre foi o local que mostrava quando novas mensagens eram recebidas. Nas conversas com guias, há outros mecanismos de alerta para garantir que as mensagens instantâneas não passem despercebidas.

Quando você receber uma mensagem de uma guia não selecionada, verá o seguinte:        

  • A guia com a nova mensagem (a guia de Joe no exemplo abaixo) pisca na cor laranja para chamar sua atenção.

  • Uma notificação de mensagem não lida aparece na parte inferior da lista de guias. Se você passar o mouse sobre essa notificação, será aberto um "relance" que lista todas as guias com novas mensagens. Essa notificação é prática para usuários que têm uma lista longa de guias com uma barra de rolagem. Como nem todas as guias ficam visíveis, a notificação de relance das mensagens não lidas alerta os usuários sempre que há novas mensagens abaixo da dobra e permitem que façam uma triagem das notificações em um só lugar.

O objetivo das conversas com guias é oferecer flexibilidade e controle sobre suas conversas do Lync. Espero que você teste as guias e goste delas tanto quanto eu! Já faz algum tempo que venho usando as conversas com guias e simplesmente não consigo imaginar o Lync sem esse recurso! :)

Estou ansiosa para receber seus comentários. Faça bom uso das guias!

Cindy

Gerente de programa sênior, equipe do cliente do Lync

 

 

 

 

Esta postagem do blog é traduzida. O artigo original está disponível em Lync 2013: Keeping tabs on your conversations!