Artigo original publicado na terça-feira, 27 de novembro de 2012

Desde 1o de setembro de 2012, a "PIC USL" (Licença de Assinatura do Usuário de Conectividade a Redes Públicas de Mensagens Instantâneas) do Microsoft Lync não está mais disponível para compra, seja para contratos novos ou de renovação. Os clientes com licenças ativas poderão continuar a realizar a federação com o Yahoo! Messenger até a data de encerramento do serviço (a data exata ainda será definida, mas não ocorrerá antes de junho de 2013).

A PIC USL é uma licença de assinatura mensal por usuário obrigatória para que o Lync Server ou Office Communications Server realize federação com o Yahoo! Messenger. A capacidade da Microsoft de fornecer esse serviço dependia do suporte da Yahoo!, com a qual o acordo subjacente está sendo encerrado gradativamente.

O Lync é, mais do que nunca, uma ferramenta avançada para estabelecer conexão com organizações e com pessoas de todo o mundo. A federação com o Windows Live Messenger não exige licenças adicionais de usuário/dispositivo além do CAL padrão do Lync. Ano que vem, a federação com o Skype será adicionada à lista, permitindo que os usuários do Lync entrem em contato com milhões de pessoas por meio de mensagens instantâneas e voz.

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original em Lync and Yahoo! Federation End-of-Life