Artigo original publicado na sexta-feira, 21 de setembro de 2012

por Brian Crum

Gerente de marketing de produtos, Microsoft Lync

Estamos sempre interessados em saber como as pessoas usam e veem o Lync para continuar oferecendo a melhor experiência de comunicações unificadas possível. Há diversas maneiras de fazer isso: conversando com clientes e parceiros, examinando comentários diretos dos usuários do Lync Preview e lendo pesquisas de analistas. Recentemente, tivemos a satisfação de entrar para o quadrante de "líderes" do Quadrante Mágico 2012 da Gartner[i] para Comunicações Unificadas e o quadrante de “visionários” para Telefonia Corporativa, principalmente porque nossas colocações levaram em conta apenas a família de produtos do Lync 2010. Esse reconhecimento nos deixa ainda mais satisfeitos com os recursos do novo Lync, e eu gostaria de destacar alguns dos aspectos mais interessantes da próxima versão, além de descrever nossa abordagem diferenciada das comunicações unificadas.

Lync e Skype: comunique-se com praticamente qualquer pessoa de praticamente qualquer lugar

Com a incorporação do Skype à família Microsoft, surgem novas possibilidades de expandir as comunicações unificadas para centenas de milhões de pessoas, tornando experiências sofisticadas algo comum nas comunicações corporativas. Isso começa com a próxima versão do Lync, na qual os usuários poderão ver a presença e mensagens instantâneas ou chamar qualquer pessoa no Skype. Essa combinação do melhor dos dois produtos permitirá que os clientes se comuniquem e colaborem de maneira ilimitada com fornecedores, clientes e parceiros com o alcance do Skype e os controles, a facilidade de gerenciamento e os recursos corporativos do Lync.

Trazendo novas possibilidades ao Windows 8 e ao Windows RT com o aplicativo Lync da Windows Store

Além de nosso novo cliente de área de trabalho do Lync 2013, desenvolvemos um novo aplicativo Lync especificamente para o Windows 8 e o Windows RT que funcionará perfeitamente na ampla gama de novos dispositivos Windows que serão lançados nos próximos meses.

O novo aplicativo Lync, que já está disponível na Windows Store e é compatível com o Lync Server 2010 e o Lync Server 2013, é uma versão do Lync reformulada para a nova experiência do Windows e otimizada para o toque, oferecendo controle rápido, natural e prático das comunicações. O novo aplicativo Lync é um cliente unificado que integra chamadas de voz e vídeo, reuniões do Lync, presença e mensagens instantâneas em um cliente rápido, direto e fácil de usar. Tenho usado o novo aplicativo Lync nos últimos meses e ele é incrível: vídeo HD simultâneo com vários participantes, ingresso em reunião do Lync com um toque, excelente experiência multitarefa no modo de exibição ajustado/preenchido e muito mais. Instale-o hoje mesmo, descubra mais sobre o novo aplicativo Lync neste breve vídeo e conte-nos o que você achou.

Clientes móveis do Lync 2013 e voz e vídeo via IP

Com os dispositivos assumindo o lugar do PC, sabemos que é fundamental oferecer a solução de comunicação Lync em várias plataformas e adaptada para aproveitar os pontos fortes e as funcionalidades de cada uma delas. É por isso que disponibilizamos nossos clientes móveis do Lync 2010 não só no Windows Phone, mas também no Nokia Symbian, no iOS e no Android.

Além disso, ficamos empolgados em aprimorar nossos aplicativos móveis de comunicações unificadas de cliente único oferecendo VoIP e vídeo no Windows Phone, no iOS e no Android e mal podemos esperar para demonstrar e falar mais sobre nossos novos aplicativos Lync nos próximos meses.

Suporte a H.264 SVC e funcionalidades aprimoradas de reunião do Lync

Com H.264 SVC, vídeo HD com vários participantes e incríveis novos controles de reunião do Lync, possibilitamos uma excelente experiência de reunião e colaboração para que você possa realmente estar presente de onde quer que esteja. O SVC permite que o Lync transmita vídeo de maneira efetiva para uma ampla gama de pontos de extremidade com diferentes tamanhos de tela sem a necessidade de transcodificação pesada. Estamos muito empolgados com o vídeo HD com vários participantes, os controles de apresentador aprimorados, os modos de exibição personalizáveis, o aperfeiçoado Lync Web App (que traz a experiência completa de reunião do Lync para usuários de PC e Mac através do Internet Explorer, do Safari, do Firefox e do Chrome), compartilhamento do OneNote e muito mais. Além disso, faremos uma abordagem mais detalhada da experiência de reunião aprimorada do Lync em uma outra postagem.

Lync + Skype + Office: melhores juntos e oferecidos somente pela Microsoft

De diversas maneiras, sempre considerei o Lync o elo de comunicação que ajudava a tornar nosso pacote de produtividade do Office mais conectado e pessoal. Essa conectividade fica ainda melhor com o Skype e maior com a integração ao Office. Aprimoramos o People Card, consistente entre todos os aplicativos de produtividade do Office, incluindo informações avançadas de presença, funcionalidades de comunicação com um clique, integração a redes sociais e muito mais. Agora ficou mais fácil do que nunca compartilhar seu trabalho com uma maior integração ao backstage dos aplicativos do Office, permitindo rapidamente enviar seu trabalho através de mensagens instantâneas ou apresentá-lo em uma reunião do Lync, tudo isso diretamente do documento no qual você está trabalhando. Reformulamos até mesmo a experiência de anotações integradas através do OneNote compartilhado, oferecendo uma única anotação compartilhada para sua reunião do Lync para que você possa permanecer na mesma página antes, durante e depois de reuniões importantes.

Estamos muito felizes com o novo Lync e mal podemos esperar para compartilhar e mostrar mais nos meses seguintes. Agora, se ainda não o tiver feito, experimente você mesmo o Lync Preview. Entre em contato com o profissional de vendas da Microsoft da sua região para saber ainda mais e conte-nos o que achou.

--Brian



[i] A Gartner não apoia nenhum fornecedor, produto ou serviço mencionado em suas publicações de pesquisas nem aconselha os usuários de tecnologia a escolher os fornecedores com as melhores classificações. As publicações de pesquisas da Gartner constituem as opiniões da divisão de pesquisas da empresa e não devem ser interpretadas como fatos reais. A Gartner não oferece qualquer garantia, expressa ou implícita, com relação a essas pesquisas, incluindo garantias de comerciabilidade ou adequação para fins específicos.

Esta postagem do blog é traduzida. O artigo original está disponível em UPDATE: Skype and so much more: Why we're so excited about the new Lync