O que a Microsoft pode fazer pelo meio-ambiente?

Hoje o Steve Ballmer enviou um email para todos os funcionários da Microsoft explicando o compromisso da empresa com o meio-ambiente.

image

Como uma empresa de software pode colaborar?

Em sua mensagem, Steve Ballmer esclarece que muitas iniciativas, projetos e produtos da Microsoft, além de reduzirem custos para as empresas, podem reduzir o impacto no meio-ambiente.

Usando TI para Aumentar a Eficiência no uso de Energia

  • Os equipamentos e softwares atuais permitem aumentar a capacidade computacional das empresas sem aumentar o consumo, através do avançado gerenciamento de energia e de tecnologias de virtualização.
  • A Microsoft participa da criação de um ecossistema onde a energia é utilizada de forma mais eficiente em diversas atividades, como por exemplo a construção de prédios, o setor de transportes e a distribuição de energia.
  • Empresas e governos poderão acompanhar a emissão de carbono através de modernas aplicações e serviços.

Acelerando avanços na Pesquisa

O impacto das ações do ser humano nos sistemas biológicos e ambientais em que vivemos é muito difícil de ser avaliado por conta da complexidade destes sistemas. As iniciativas que podem contribuir são:

  • Trabalhar com a comunidade científica para desenvolver sistemas de monitoramento ambiental e métodos e ferramentas que ajudem os cientistas a correlacionar e analisar informações geradas por suas pesquisas.
  • Criar tecnologias de modelagem que contribuam para o entendimento das mudanças climáticas globais e locais e as consequências da atividade humana sobre as espécies e ecossistemas.
  • Permitir acesso a recursos computacionais para oferecer capacidade de processamento aos pesquisadores para seus estudos científicos.

Responsabilidade com o Meio-Ambiente

A Microsoft reduzirá sua emissão de carbono e continuará investindo para reduzir o consumo de recursos naturais.

  • A meta da Microsoft é reduzir em 30% a emissão de carbono por unidade de receita até 2012 (em relação a 2007).
    Ações neste sentido incluem o uso eficiente de energia em seus escritórios, a redução de viagens através de ferramentas de colaboração (Office Communicator) e o uso de energia renovável.
  • Redução do impacto ambiental em toda cadeia de abastecimento, da forma que o software é distribuído até a comida que é consumida, passando pelas práticas ambientais adotada pelos fornecedores de equipamentos.
  • Redução do impacto ambiental das operações internas: reciclagem dos resíduos, melhor consumo de água e de materiais.

Conclusão

Responsabilidade Ambiental só se atinge através da conscientização dos indivíduos. Pessoalmente, fico orgulhoso de trabalhar numa empresa onde alguém como Steve Ballmer está preocupado em conscientizar seus funcionários.

Para saber mais, visite o site https://www.microsoft.com/environment (em inglês).