O que é uma Plataforma de Aplicações?

O que é uma Plataforma de Aplicações?

  • Comments 1
  • Likes

O termo “Plataforma de Aplicações” (Application Platform) vem sendo muito utilizado no mundo de TI. O que exatamente isso significa?

Vamos partir da origem: por que uma empresa implementa uma aplicação? No final das contas, é para aumentar seu lucro (que pode ser financeiro, de imagem, social, etc).
A empresa só faz isso após avaliar se esta ação “se paga”.

image Esta análise só é possível se forem analisados todos os requisitos para adotar a aplicação, o que vai desde o custo da aplicação em si (seja desenvolvimento, customização ou aquisição) até o treinamento de usuários e equipe de suporte, mas passando também pelo custo de outros componentes:
os que essa aplicação precisa para funcionar.

Obviamente, uma aplicação Web precisa de um Web Server. Provavelmente, um sistema de Banco de Dados também será necessário. Algum componente deve fornecer a base para a segurança dos dados (a aplicação deve autorizar, mas não é interessante que ELA autentique o usuário). A aplicação pode também fazer uso de filas para chamadas entre componentes distribuídos, ou API’s e classes que implementem funções básicas.

IStock 5660630 Servers laptops hub NetworkTodos esses componentes compõem o que chamamos de “Plataforma de Aplicações”. No mundo Microsoft, a peça principal é o Windows Server, mas outros produtos complementam esta “plataforma”: SQL Server, SharePoint, Biztalk, e porque não, Exchange.

Quem na empresa é responsável por definir esta estrutura? Quem a coloca em operação? Quem mantém?

Acredito que tenhamos diversas “definições” diferentes em diferentes empresas.
E na sua? Como você chama o “herói” responsável por sua Plataforma de Aplicações?

Deixe seu comentário!

clip_image001 clip_image002 clip_image003

Luciano – http://twitter.com/lucianopalma

Comments
  • Muito bom o post.

    Trabalho como consultor de soluções de virtualização MS e o "herói" das aplicações é sempre (ao menos onde trabalho) são os gestores de TI que eu visito.

    Na minha visão: se um gestor de TI tem condições de contratar uma consultoria para auxiliar em um projeto é por que teve um trabalho muito bem argumentado com o(s) presidente da empresa.

    [-.-]

    Vinicius Perrott