Live Migration – A planilha usada na Demo do TechEd

Live Migration – A planilha usada na Demo do TechEd

  • Comments 2
  • Likes

Quem participou da sessão SRV401 do TechEd deve ter notado na planilha abaixo:

image

Ela foi desenvolvida especialmente para o TechEd Brasil 2009 (por este que vos escreve), com o intuito de mostrar 2 coisas:

  • Que a “interrupção” causada pelo Live Migration é praticamente imperceptível para o usuário e
  • Qual é o tempo REAL desta interrupção (e não ficar somente na percepção de continuidade, como costuma ser mostrado nas demos “tradicionais” de Live Migration).

Como funciona a planilha?

A idéia da planilha é simples: ao clicar em “Inicia Processo”, a planilha escreve o horário do sistema numa célula da coluna “A”, a cada 0,1 segundo. Além disso, ela “rola” a cor verde clara (na célula C3, na figura) pela coluna “C”, para mostrar a atividade na máquina virtual que será migrada.

A coluna “E” mede a diferença entre a leitura atual e a anterior. Note que o valor é ligeiramente superior a 0,1 segundo, pois o próprio Excel leva algum tempinho para fazer “todo” esse processamento (e estamos rodando em notebooks…).

E como o período de “BlackOut” é medido?

Vamos considerar o instante em que a máquina virtual foi “suspensa” para realizar a transição final das “dirty pages” que ainda restam em memória no momento da migração.

O horário da última escrita foi gravado na coluna “A”, e o tempo continuará passando enquanto a máquina fica “suspensa”. Ao voltar, será escrita na coluna “E” a diferença entre o horário atual e o horário anterior à “pausa”. Como a célula “G1” contém a fórmula “=MAX(E2:E65536)”, imediatamente esta célula apresentará o tempo de interrupção, ou “BlackOut” (na realidade, devemos subtrair 0,1 segundo).

Posso usar para fazer meus testes?

Claro!!! Basta conectar à máquina virtual que será migrada via RDP (para manter a conexão à máquina), abrir a planilha, clicar em “Inicia Processo” e executar o “Live Migration”.

Ao final, clique em “Fim” para parar o processo e verifique a célula “G1”. Se você rodar em servidores com discos de produção (e não notebooks com discos USB lentos, como fizemos na demo), aposto que G1 será menor do que 1 segundo!

E onde eu pego a planilha?

Fácil: Acesse o grupo http://technetbr.groups.live.com.
Se você ainda não participa do grupo TechNetBR, basta solicitar o acesso mencionando: Planilha TechEd ;)
Uma vez na página do grupo, clique em “SkyDrive” na coluna da esquerda e selecione a pasta “TechEd 2009”. A planilha está lá: “Live Migration - Planilha de Demo.xlsm

Bom proveito!

clip_image001 clip_image002 clip_image003

PS: Obrigado ao Vinícius por comunicar o erro no link! ;)

Comments
  • Oi Luciano,

    Parabéns pelo blog. Talvez eu esteja um pouco atrasado, mas o link para download da planilha está quebrado. Tem algum outro que você possa disponibilizar?

    Abs!

  • Obrigado pelo aviso Vinícius!

    O link já está corrigido. Faça bom uso da planilha ;)