By: Caio Ribeiro César e Carlos Annes

Este artigo faz referencia a documentação da Microsoft disponível no site http://support.microsoft.com/kb/924297

Alguns clientes usam diversas rules e nos perguntam quando eles terão problemas de scalability, se existe um limite de número/tamanho do ruleset para mailbox em um ambiente online.

O limite máximo é de 256KB, com um default de 64KB.

Este valor pode ser confirmado por mailbox com o comando “Get-Mailbox | Fl DisplayName,RulesQuota

image

Como podemos ver, neste ambiente as mailboxes já estão na nova versão de update do O365, porém o mesmo é valido para a versão pre-upgrade:

clip_image002

Mailboxes da versão de upgrade

clip_image004

Mailboxes da versão pre-upgrade

Aumentar o tamanho do rules quota possui um efeito no consumo de memória durante o delivery. Quanto mais rules existirem para serem executadas, mais memória é consumida.

Por este motivo, o limite para aumento é de 256KB em ambas as versões:

clip_image006

Alteração na versão pre-upgrade

clip_image008

Alteração na versão upgrade

Caso o valor de 256KB seja excedido no cmdlet, a seguinte mensagem de erro irá aparecer (ambas as versões):

Cannot bind parameter 'RulesQuota' to the target. Exception setting "RulesQuota": "The property, (“X” KB (“x” bytes)), is out of range. The valid range is from 32 KB (32,768 bytes) to 256 KB (262,144 bytes)."

Caso o usuário final alcance o limite de 256KB e tente criar uma nova regra, a mensagem de erro abaixo aparecerá:

One or more rules could not be uploaded to Exchange server and have been deactivated. This could be because some of the parameters are not supported or there is insufficient space to store all your rules.

Neste cenário, primeiro confirme se o usuário já possui o limite de 256KB em RulesQuota. Caso este limite já esteja configurado e o usuário final ainda tiver problemas para criar novas regras, isto significa que podem existir regras corrompidas no perfil ou que o limite de 256KB foi alcançado.

Para validar o tamanho de cada regra do perfil, siga os passos abaixo.

Efetue o backup das regras criadas no Outlook:

  1. Tools > Rules and Alerts.
  2. Rules and Alerts > Options
  3. Options > Export Rules

Efetue o download da ferramenta MFCMAPI e configure o perfil do Outlook como online (caso contrário o arquivo ost estará em uso e ao abrir a mailbox a ferramenta trará mensagens de erro).

Assim que efetuar abrir a ferramenta selecione a opção “Session” e “Logon and Display Store Table”. Selecione o perfil desejado.

A mailbox aparecerá na GUI. Clique duas vezes na mailbox para que uma nova janela apareça:

clip_image009

Selecione a opção “Special Folder> Inbox” (caso as regras forem criadas em outro diretório, basta selecionar a pasta em questão).

clip_image010

Após a nova janela de Inbox aparecer, clique com o botão direito em “Inbox” e selecione a opção “Open Associated Contents Table”:

clip_image012

Nesta nova janela, filtre por “Message Class” aonde a classe contenha “IPM.RULE*”, ao lado temos o valor de “Size” aonde podemos comparar o tamanho de cada regra:

clip_image014

Caso seja necessário (após confirmar que o backup foi efetuado com sucesso), podemos selecionar a opção “Permanent delete passing DELETE_HARD_DELETE (unrecoverable)” para deletar permanentemente a regra em questão.

Caso precise efetuar o restore do backup abra o Outlook e siga os passos abaixo:

  1. Tools > Rules and Alerts.
  2. Rules and Alerts > Options
  3. Options > Import Rules