Por: Carlos Brito

Cenário A – O Computador obteve o KB 2823324 e ainda NÃO foi reiniciado

Para os clientes que utilizaram Configuration Manager para instalar o KB, siga os passos abaixo após remover o KB2823324 do Software Updates -> Deployment Management:

  1. Crie um novo pacote de Software Distribution
  2. Crie um novo programa com a seguinte linha de comando:

    wusa.exe /uninstall /kb:2823324 /quiet /norestart

  3. Crie um advertisement contendo os computadores de onde deseja que o KB seja removido e o configure para aplicar “As soon as possible”, se desejam remover imediatamente

Para os clientes que utilizaram o WSUS para instalar o KB, siga os passos abaixo para aprovar o KB2823324 a ser removido:

  1. No console do WSUS selecione “Updates” e clique “Search...”. Na área de “Actions” do console, entre o número 2823324 no “Text:” para procurar o KB e selecione “Find Now”
  2. Selecione todas as Versões do KB 2823324 que deseja remover e use o clique da direita para escolher a opção “Approve”
  3. Clique em “All Computers” (ou grupo desejado) e selecione “Approved for Removal” e opcionalmente se pode configurar uma Deadline para que seja removido o mais rápido possível:
    clip_image002
  4. Na próxima vez que o cliente contatar o servidor pegará a nova política e tentará remover o KB

Mais detalhes podem ser encontrados nesse link: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc708458(v=WS.10).aspx

Cenário B – O Computador teve o KB2823324 instalado, o computador foi reiniciado mas o processo de boot falha

Pré-requisito:

Pare esse processo ser executado será necessário que o ambiente esteja usando um ambiente de Configuration Manager utilizando o Operation System Deployment (OSD) com o PXE para automação completa, ou para reparo manual de cada computador afetado pode também ser utilizado a opção de Standalone Media ou Boot Image da funcionalide de OSD.

Importante: A Standalone media não tem dependência na infraestrutura do Configuration Manager depois de ser gerada, mas a Boot Media só funcionará em maquinas que podem contatar os componentes da infraestrutura do Configuration Manager. O Boot Media também precisa ser criado para cada um dos sites na versão do Configuration Manager 2007.

Processo:

1) Crie uma collection que contém os computadores que foram reiniciados mas que o boot falha

2) Crie uma nova Task Sequence dentro da área de Operating System Deployment. Essa nova Task Sequence vai conter duas tarefas:

2.1 [Esse passo é opcional para Standalone Media e Boot Media] Restart the Computer -> Configure a opção: “The boot image assigned to this task sequence”

clip_image002[4]

2.2 Run Command Line -> Use o seguinte Command Line:

dism /image:c:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1 /quiet

image

Importante: Verifique que o drive onde está instalado o sistema operacional foi especificado corretamente na linha de comando ou o comando não vai executar com sucesso (nesse exemplo o sistema operacional está no c: por isso usamos a opção /image:c:\)

3) [Se estiver usando PXE ou Boot Media] Crie um advertisement para a collection que contém os computadores que não estão conseguindo dar boot (criado no primeiro passo)

O advertisement pode ser opcional se o intuito é a execução manual dessa Task Sequence ou pode ser criado como um advertsement mandatório se o intuito for para rodar essa Task Sequence automaticamente

Importante: Certifique-se de que a opção “Make this task sequence available to Boot Media and PXE no TAB “General” foi selecionada durante a criação do advertisement ou não estará disponível para PXE ou Boot Media

clip_image002[6]

4) [Se estiver usando Boot Media ou StandAlone Media] Crie uma media (ISO) escolhendo a opção “Create Task Sequence Media” selecionando a opção Standalone Media ou Boot Media dependendo da opção que deseja utilizar e crie um CD/DVD com esse ISO:

clip_image004

Importante: Durante o processo de criação de Boot Media escolha a versão de Boot Image (x86)

5) [Se estiver usando PXE] Reinicie os computadores que não conseguem dar boot para que possam conectar ao PXE e se o advertisement da Task Sequence for opcional selecione F12 para executar o Task Sequence. Se o advertisement for mandatório a Task Sequence rodara automaticamente quando os computadores que estão na collection reiniciarem

6) [Se estiver usando Boot Media our Standalone media] Reinicie os computadores com o CD/DVD que foi criado com o ISO gerado acima para executar o Task Sequence. Se estiver usando Boot Media e o advertisement for mandatório a Task Sequence será executada automaticamente

IMPORTANTE: Recomendamos que o processo seja testado num ambiente de homologação antes de ser implementado no ambiente de produção.