By: Eduardo Tavares de Almeida - Technical Review: Ivanov Cepeda

Muitas vezes recebemos chamados sobre OAB que não faz download.

Nesse caso, o Send/receive ficava sempre em processando e nunca terminava.

clip_image002

Abrimos o Test e-mail AutoConfiguration seguindo os passos abaixo:

  1. Inicie o Outlook.
  2. Mantenha pressionada a tecla Ctrl, clique com o botão direito no ícone do Outlook na área de notificação e clique em Configuração automática de email de teste.
  3. Verificar se o endereço correto do Endereço de email caixa.
  4. No Configuração automática de email de teste janela, clique para limpar o Usar Guessmart caixa de seleção e o Autenticação Guessmart segura caixa de seleção.
  5. Clique para selecionar o Usar descoberta automática caixa de seleção e clique em Teste.

clip_image002[4]

Observamos a URL e GUID da OAB aparentemente corretas. Executamos então o comando bitsadmin /list /verbose.

Vemos que estamos recebendo um erro 500 do servidor.

clip_image004

Para ver se tinha algum erro de certificado ou algum proxy bloqueando a URL, tentei acessar do browser e recebemos o mesmo erro 500.

clip_image002[6]

Verifiquei no IIS o diretório da OAB e confirmei que os arquivos estavam lá.

Se você abrir a mesma URL obtida através do bitsadmin localmente no navegador do CAS Server, o IIS 7.5 irá lhe mostrar porque está ocorrendo o erro 500.

image

 

Nesse caso vemos o erro 80070005, que claramente é traduzido para Acesso Negado e também mostra para qual arquivo. Nesse caso o web.config

Caso você não veja essa página navegando localmente no servidor, você deve habilitar como o IIS mostra erros detalhados indo no site e selecionando o módulo de Error Pages

clip_image001

Abra essa função e selecione a ação Edit Feature Settings, para todos erros ou somente o erro 500 e tenha certeza de habilitar o erro detalhado para requisição local.

Você também pode habilitar a segunda opção, habilitando assim para navegadores remotos, mas lembre-se que isso não é seguro e deve ser desabilitado assim que acabar o troubleshooting.

Outra feature muito legal é o Failed Request Tracing que irá apontar exatamente para o problema de permissão.

Voltando para o web.config, econtramos dentro do diretório da OAB.

image

Por padrão ele não existe, mas quando as configurações do OAB no IIS é alterada para habilitar redirecionamento, o arquivo web.config é criado mas o grupo Authenticated Users não tem permissão de Read and Execute como vemos a seguir

image

 

Caso não necessite do redirecionamento, você pode remover ou adicionar o Authenticated Users com permissão de Read and Execute e aguardar a atualização do cache do IIS ou fazer um recycle no App Pool associado ao site, por padrão o DefaultAppPool.

Essa solução também está documentada aqui, mas nem sempre é seguida quando é configurado redirecionamentos

Simplify the Outlook Web App URL

http://technet.microsoft.com/en-us/library/aa998359.aspx

Voltando para o cliente Outlook, executei um bitsadmin /reset para limpar os jobs e forcei o download completo da OAB com sucesso.