By: Rodrigo Gomes – Support Engineer CTS Latam / Technical Reviewer: Ivanov Cepeda

Recentemente eu trabalhei em um caso em que foi preciso capturar um arquivo de dump de um processo sendo executado na máquina cliente com Windows 7 em Português.

Visto que o problema, um crash, não acontecia sempre e não era fácil de ser reproduzido nós decidimos instalar o DebugDiag 1.2 e configurar uma regra de crash para monitorar o processo, mas começamos a ter problemas para instalar a ferramenta

Problema

Estavamos conectados ao cliente com um conta de usuário que era membro do grupo de Administradores local e executamos o instalador com a opção "Executar como Administrador", porém durante a instalação recebiamos a seguinte mensagem de erro e o setup era interrompido.

clip_image002

A mensagem de erro nos dá uma dica de que o problema aconteceu com o grupo Users, mas não diz exatamente o que. E menciona que talvez pode ser o pacote corrompido ou problemas de rede, no entanto nesse caso não era nenhum dos dois.

Mas o que essa mensagem de erro não mostra pode ser visto no log de instalação.

Geralmente o log do msiexec (o processo responsável pela instalação) fica em %Userprofile%\AppData\Local\Temp.

Em nosso exemplo o caminho era: C:\Users\Administrador\AppData\Local\Temp

E o seguinte texto estava no final do log:

---

Error 1609. An error occurred while applying security settings. Users is not a valid user or group. This could be a problem with the package, or a problem connecting to a domain controller on the network. Check your network connection and click Retry, or Cancel to end the install. Unable to locate the user's SID, system error 1332

----

Pelo log vemos que não foi possivel localizar um Security ID (SID) e tendo por base que o começo da mensagem menciona o grupo Users, assumimos que talvez haja um problema com o grupo Usuários.

Mas olhando no gerenciamento do computador podemos ver que o grupo Usuários existe e abrindo as propriedades do grupo confirmamos que nossa conta em uso fazia parte desse grupo.

clip_image004

Seria o Security ID do grupo "Usuários" diferente do Security ID do grupo "Users"? De acordo com o KB243330 não. O SID permanece o mesmo para os grupos e contas BuiltIn independente do idioma do Windows.

O que seria então o problema?

Solução

Para descobrirmos o problema nós contamos com a ajuda de uma ferramenta realmente muito usada por todos os times de suporte aqui da Microsoft, o Process Monitor.

Executamos a instalação do DebugDiag 1.2 mais uma vez, porém agora com o Process Monitor capturando toda a atividade que acontecia no sistema. Nós não configuramos nenhum tipo de filtro para a captura.

Depois de recebermos a mensagem de erro começamos a analisar o arquivo de log gerado pelo Process Monitor e nos deparamos com o seguinte resultado:

clip_image006

Esse então é o problema, o instalador procura o grupo especificamente pelo nome "Users" e não pelo seu SID conhecido. Dessa forma realmente o grupo não será encontrado em um sistema operacional em Português.

A alternativa que encontramos foi criar manualmente um grupo chamado "Users" e adicionamos a conta que estavamos usando no momento como membro desse grupo. Feito isso executamos a instalação mais uma vez e agora foi concluida com sucesso.

Maiores informações

Download do DebugDiag 1.2

(http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=26798)

Download do Process Monitor

(http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb896645)

KB 243330 - Identificadores de segurança conhecidos nos sistemas operacionais Windows (http://support.microsoft.com/kb/243330/pt-br)