por Roberto Cavalcanti

No Task Manager do Windows Server 2008 temos uma informação sobre “Page File” que de vez em quando gera alguma confusão para o usuário dessa interface.

Observe nessa figura abaixo que o número que tenho no task manager do meu servidor (Hyper-V VM com apenas 1 CPU) para Page File é 1506M / 8326M

image

No livro Windows Internals 5 (Mark Russinovich, David Salomon e Alex Lonesco) temos um experimento que explica o que significam esses números. Na sessão “Viewing Page File Usage With Task Manager” a explicação para esses dois números é a seguinte:

O primeiro número (1506MB nesse caso) representa um uso potencial de page files e não o numero atual, real. É quanto espaço de page file seria usado se a maioria da commited virtual memory no sistema tivesse que ser paginada toda de uma vez.

O segundo número (8362MB) é o commit limit, que apresenta o máximo de uso de memoria virtual que o sistema suporta (ou está configurado para suportar). Ele inclui a memória virtual que está disponibilizada para um possível uso e é composta da soma da memória física (RAM) e do paging file (disco).

Espero que essa explicação o ajude a interpretar esses números no seu servidor!