Em 13 de julho de 2010, terminará o suporte estendido para o Windows 2000 Professional e o Windows 2000 Server. O produto já não mais terá suporte oficial publicamente depois dessa data. À partir de então seguirão disponíveis os artigos da base de conhecimento(Knowledge Base), MSDN, fóruns e demais mecanismos comunitários de suporte. Este anuncio tem como objetivo informar previamente sobre este evento que se conforma ao disposto na Política do Ciclo de Vida de Suporte Técnico da Microsoft para empresas e desenvolvedores de produtos.

Aconselhamos aos clientes que utilizam o Windows 2000 Professional e o Windows 2000 Server, a entrar em contato com seu Gerente de Contas (TAM) da Microsoft ou com o administrador técnico de contas para discutir os planos de migração.

A política de ciclo de vida de suporte da Microsoft (MSL) proporciona informações transparentes e previsíveis sobre o ciclo de vida de suporte de produtos da Microsoft. Para obter maiores informações acesse o site do MSL.

Atualizações à respeito do ciclo de vida

Windows Server 2003

Adicionalmente ao mencionado acima, em 13 de julho de 2010 o Windows Server 2003 e o Windows Server 2003 R2 passarão da fase “Mainstream Support” para “Extended Support”. O Suporte Estendido para o Windows Server 2003 e o Windows Server 2003 R2 estará disponível até 14 de julho de 2015.

Durante o período de suporte estendido, serão suportado os seguintes eventos para os sistemas operacionais que estejam com um nível de Service Pack suportado.

                - Atualizações de segurança e suporte pago

                - Acesso a atualizações de segurança para o público em geral, artigos da base de conhecimentos (Knowledge Base), MSDN, fóruns e demais mecanismos comunitários de suporte.

                - Os clientes que se inscrevam no programa Extended Hotfix Support (EHS), poderão ter acesso a hotfixes que não são de segurança.

Windows Server 2008

Como está previsto nas políticas de ciclo de vida, o Windows Server 2008 continuará normalmente na fase de “Mainstream Support” de cinco anos até 9 de julho de 2013 para então entrar em “Extended Support”.

Dicas para tomadas de decisões

Se está tomando a decisão de migração hoje, é importante considerar os seguintes pontos:

  • Se está migrando de produtos sem suporte estendido, escolha o produto mais atual possível para a sua migração.
  • Considere sistemas operacionais virtualizados de 32 ou 64 bits em plataforma Windows Server 2008 R2 Hyper-v
  • Se está pensando em comprar hardware, escolha sempre que possível plataformas de 64 bits. (Veja estudo da IDC que fala sobre benefícios associados com plataformas 64-bits)
  • Se está em fase de planejamento, considere a plataforma Windows Azure Platform e sua gama de serviços “Hosted” em centros de computação da Microsoft.
  • Conheça os recursos técnicos do Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2
  • Considere realizar instalações novas no lugar de atualizações (Upgrades) às ultimas versões. (por exemplo, não é possível atualizar o Windows 2000 para o Windows Server 2008. Se deve realizar uma instalação nova).
  • Verifique as informações dos caminhos válidos para atualização, caso decida-se por fazer desta maneira.