por Roberto Cavalcanti

Fazem aproximadamente três meses que o MS SQL Server 2008 foi lançado, então eu decidi criar um artigo com procedimentos recomendados para o processo de migração do MS SQL Server 2000 ou 2005 para essa versão mais recente do produto. Porém, temos percebido aqui no suporte técnico para a America Latina (LATAM) que ainda existe uma grande procura por documentação de como se fazer o upgrade do SQL Server 2000 para o SQL Server 2005...

Resolvi então dividir esse blog em dois artigos: Um voltado para a migração para o SQL Server 2005 e outro para o SQL Server 2008.

Antes de entrarmos nos detalhes técnicos sobre a migração, quero comentar sobre o porque de se fazer o upgrade. Sem dúvida o SQL Server 2000 é uma plataforma de base de dados robusta e estável provada e aprovada em milhões de instalações, então por que sair dela? Do ponto de vista de suporte, um dos maiores motivos seria o fato de que o "Mainstream Support" do SQL Server 2000 expirou em abril de 2008, mas há inúmeros outros motivos que só poderão ser melhor definidos de forma individual, de acordo com a sua aplicação do SQL Server, o que fugiria ao escopo desse artigo.

Percebemos também que há uma certa discrepância entre o que se espera da migração e do que realmente ocorre na prática. Uma forma de minimizar possíveis problemas de compatibilidade, é seguir as orientações contidas nos documentos listados abaixo. Um ponto fundamental é que deve-se levar em conta as mudanças necessárias nas aplicações que interagem com o SQL Server.

Ex.: no SQL Server 2005, cada objeto pertence a um "database schema", o que pode requerer que aplicações que atualmente implementam o acesso a metadata de objetos do SQL Server 2000 através do sp_helptext, venham a precisar de alterações nos parâmetros de segurança dos objetos migrados para SQL Server 2005.

Eu gostaria de enfatizar que devido as inovações do MS SQL Server 2005 terem o potencial de causar incompatibilidade entre aplicações desenvolvidas para o MS SQL Server 2000, deve-se dar grande importância a exaustivos testes em ambiente de homologação antes da implantação em ambiente de produção.

A Microsoft criou uma série de documentos e ferramentas para auxiliar no processo de upgrade para o SQL Server 2005 que podem ser encontrados nos seguintes links:

Seguem alguns documentos mostrando as diferenças entre o MS SQL Server 2000 e o MS SQL Server 2005. O Books Online do SQL 2005 tem ainda vários outros artigos sobre esse tema. Basta você seguir os links dentro do documento “What is New in SQL Server 2005” para ver os detalhes de vários melhoramentos que foram feitos neste produto.

Na parte 2 desse blog estarei comentando sobre a migração para o MS SQL Server 2008.