por Andre Teixeira

Como estados das regiões Norte e Nordeste não entram em horário de verão, é importante certificar que a definição de horário de verão de máquinas localizadas nestas regiões devem também não ter horário de verão. Pode-se alcançar isso desativando o ‘Ajuste automático de horário de verão’, mas também é possível alcançar isso movendo a máquina para uma zona horária em que a definição de horário de verão não exista.

Não configurar estas máquinas para uma definição que não tenha horário de verão irá fazer com que essas máquinas mudem seu horário na segunda ou terceira semana de Outubro (dependendo se foi aplicado os fixes de DST ou não) - o que não é desejado. Também alterações manuais do horário das máquinas não devem ser realizadas devido a problemas diversos.

Assim sendo, temos duas alternativas:

1. Usar as zonas horárias de Brasilia (para o Nordeste) ou Manaus (para estados da região norte), tendo certeza que o item ‘Ajuste automático de horário de verão’ está desmarcado:
clip_image001[4]

2. Usar zonas horárias que, por definição, não tem horário de verão configurado, neste caso:

· Para máquinas no Nordeste – (GMT-03:00) Georgetown:
clip_image002[4]

Nota: Essa zona horária de Georgetown pode estar sendo visualizada como ‘(GMT-03:00) Buenos Aires, Georgetown’ em alguns sistemas que não passaram por hotfixes cumulativos de zonas horárias, mas a definição é a mesma.

· Para máquinas no Norte  – (GMT-04:00) La Paz:

clip_image003[4]

Nota: Essa zona horária de La Paz pode estar sendo visualizada como ‘(GMT-04:00) Caracas, La Paz’ em alguns sistemas que não passaram por hotfixes cumulativos de zonas horárias, mas a definição é a mesma.

 

Como modificar a zona horária de máquinas localizadas no Norte/ Nordeste?

Existem duas formas para modificar as zonas horárias de máquinas do Norte Nordeste. Você pode fazer manualmente: o usuário pode ir na interface de data e hora e modificar as zonas horárias para os definidos acima, ou automaticamente através de linha de comando.

Em ambientes de rede, contudo, administradores podem desejar que estas mudanças sejam feitas automaticamente.

Neste caso, a melhor forma de se conseguir isso é através de um startup script: Crie um startup script e assinale para os sites ou OUs onde as máquinas do Norte e Nordeste estão localizadas. O startup script é um arquivo CMD (batch file) que pode conter o seguinte código:

  • Para máquinas do Nordeste – Mudar a zona horária para (GMT-03:00) Georgetown:

@echo off
ver |find /i "6.0">nul
IF %errorlevel% EQU 0 GOTO end
control.exe timedate.cpl,,/Z SA Eastern Standard Time
:end

  • Para máquinas do Norte – Mudar a zona horária para (GMT-04:00) La Paz:

@echo off
ver |find /i "6.0">nul
IF %errorlevel% EQU 0 GOTO end
control.exe timedate.cpl,,/Z SA Western Standard Time
:end

Nota: Este código acima NÃO é suportado para rodar em Windows Vista usuários de Vista/Server 2008 terão de mudar a zona horária manualmente.