Por: Yuri Diógenes

 

1. Introdução

 

Com a chegada de produtos como o Exchange 2007 e Windows Vista novas certificações também estão chegando e com elas uma série de mudanças no programa de certificação Microsoft. Novas provas, novos desafios pela frente e novas oportunidades de homologar seus conhecimentos.

 

2. Algumas Mudanças

 

Existem diversas mudanças no programa e uma delas é a logomarca, agora teremos a credencial e certificação em si:

 

 

Para Windows Vista teremos as seguintes certificações:

 

Credencial

Certificação

Exame

Microsoft Certified Technology Specialist

Windows Vista Configuration

70-620

Microsoft Certified IT Professional

Consumer Support Technician

70-623

Microsoft Certified IT Professional

Enterprise Support Technician

70-622

 

Nesse novo programa é possível ver que as carreiras estão mais segmentadas e com isso a gama de assunto que precisa ser coberto por cada especialidade é mais focada nas atribuições de um profissional de cada área.

 

Além destas certificações existem ainda outras provas de Windows Vista que serão disponibilizadas no ano que vem, inclusive provas que em conjunto com Office 2007.

 

3. Sou MCDST em Windows XP, como atualizo para Vista?

 

Se você já tem sua credencial de MCDST em Windows XP é necessário fazer o exame “70-621 – Upgrading your MCDST Certification to MCITP Enterprise Support Technician”, que vai estar disponível em meados de Fevereiro de 2007.

 

É importante salientar que a sua credencial de MCDST em Windows XP não expira, ela continuará valendo e sendo reconhecida. Para mais informações sobre este “upgrade” da certificação MCDST veja o site abaixo:

https://www.microsoft.com/learning/mcp/vistaupgrade/default.mspx

 

 

4. Exames Beta

 

Se você já é certificado e participa de programas como MCP Flash, TechNet Flash ou MSDN NewsLetter é possível que você receba convites para participar de exames Beta do Windows Vista e de outros produtos novos.

 

Particularmente já fiz algumas provas Betas e acho que é de extrema importância viver esta experiência, digo isso por vários motivos:

 

  • Você tem a chance de fazer uma quantidade grande de questões que no final estarão presentes na prova real quando estiver disponível;
  • Você tem a chance de dar seu “feedback” das questões que porventura estejam erradas, não tão bem explicadas ou até mesmo corretas mais que você acredita que poderia ser melhorada;
  • É uma chance de já sair na frente tirando a certificação assim que a prova final for lançada.

 

 

5. Minha Experiência com o Exame Beta 71-622

 

Essa semana fiz a prova Beta para Microsoft Certified IT Professional - Enterprise Support Technician, que por ser beta tinha o número diferente (71) da prova final. Não sei se passei, pois o resultado do exame beta só sai com dois meses, mas o importante neste momento foi conhecer mais sobre a nova certificação e ganhar experiência (se passar é lucro). Foi possível notar neste exame que a Microsoft esta dando ênfase em segurança da informação, principalmente no âmbito de suporte empresarial.

 

Acredito que a prova tenha sido 80% envolvendo direta ou indiretamente os recursos de segurança do Windows Vista, os assuntos abaixo foram cobertos no âmbito de segurança, configuração e resolução de problemas:

 

·         UAC – User Account Control

·         Windows Firewall

·         Windows Defender

·         BitLocker

·         Windows Update

 

Como o Windows Vista traz uma gama imensa de novos recursos no que diz respeito a controle via “Group Policy”, este assunto também foi bastante coberto. Muitas questões sobre as novas políticas disponíveis no Windows Vista.

 

Como a certificação é voltada para o suporte técnico de empresas, assuntos como Instalação do Windows Vista e cenários de distribuição do produto via rede tiveram muita ênfase. É importantíssimo saber as novas características do produto que permitem um maior controle e flexibilidade na distribuição de imagens via rede ou DVD.

 

Por fim temos bastante sobre redes e nesse âmbito é bom já começar a estudar IPV6, não precisa ser um mestre do assunto para fazer a prova, mas é importante ter um conhecimento básico sobre o formato de endereçamento e os padrões utilizados. Redes sem fio (Wireless) também é algo que é bastante cobrado no exame, fique atento aos novos padrões de mercado e sempre focando a tecnologia aliada a segurança da informação.

 

Segue abaixo algumas referências de estudo para este exame, você já pode começar a se preparar agora para quando o exame estiver disponível no mercado você já esteja pronto para fazer:

 

·         Windows Vista User Account Control Step by Step Guide

·         Windows Vista Deployment Step by Step Guide

·         Windows Vista: Management and Operations

·         Windows Vista Networking

 

Estes são alguns links de artigos técnicos que podem ajudá-lo na preparação para o exame final 70-622, porém o uso do produto e o uso do “Help” do Windows Vista também ajudará bastante.

 

Aqui também fica a recomendação para visitar o blog da Trika Harms (http://blogs.msdn.com/trika) do time Microsoft Learning's Marketing, você vai encontrar muitos detalhes interessantes sobre as novas certificações Microsoft.  

 

Como este provavelmente será meu último artigo do ano, lhe desejo um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações (desafios no próximo ano é algo que não vai faltar J)...