Entenda porque os clientes Outlook recebem a mensagem "O Outlook está tentando recuperar dados do Microsoft Exchange Server...”.

 

Por: Viviane Lopes

 

O que significa a mensagem "O Outlook está tentando recuperar dados do Microsoft Exchange Server...”, conhecida também como Popup de RPC do Outlook?

 

As requisições do cliente Outlook para o servidor Exchange são chamadas do tipo RPC (‘Remote Procedure Call’). Sempre que o usuário quer ler uma mensagem, acessar o calendário ou qualquer outra atividade no Outlook, chamadas RPC são enviadas ao servidor Exchange ou a um servidor do tipo Global Catalag (por exemplo, se a chamada em questão for uma busca na Lista Global de Endereços).

 

As chamadas RPC devem ser respondidas por padrão em no máximo 5 segundos – após uma requisição, se o cliente não receber nenhuma resposta dentro dos 5 segundos, a mensagem "O Outlook está tentando recuperar dados do Microsoft Exchange Server...” será mostrada.

 

Nas versões anteriores ao Outlook XP, o cliente apresentava apenas uma parada momentânea, o aplicativo aparentava estar ‘travado’. Para melhorar a experiência do usuário, a Microsoft criou a mensagem de RPC “O Outlook está tentando recuperar...”, que tem como função informar ao usuário que o Outlook está levando um tempo excessivo para receber respostas do servidor Exchange (ou Global Catalog).

 

Na grande maioria dos casos, o tempo excessivo está ligado a problemas de performance no servidor Exchange. Podemos também listar outras causas, tais como:

 

- problemas de performance no Active Directory.

- problemas de rede.

- problemas causados por add-ins no cliente Outlook.

- Caixa postal com um grande número de sub-pastas e mensagens.

 

Se você está tentando resolver este comportamento no seu ambiente, o primeiro passo é identificar quem são os clientes afetados. Por exemplo, se a grande maioria ou todos os usuários recebem os popups com freqüência e o nome do servidor informado no popup é o nome do servidor que contém a caixa postal, então possivelmente o problema está localizado no servidor Exchange. Ou se os usuários afetados é apenas um conjunto de clientes separados do servidor Exchange por um link WAN de baixa velocidade, então possivelmente o problema está relacionado ao link (ou conectividade física.).

 

O popup pode informar um servidor de caixa postal, um servidor de ‘Public Folder’ ou um ‘Global Catalog’.

 

Tente primeiro determinar qual é o padrão para o acontecimento do problema e o que difere os clientes afetados dos demais (tipo de conectividade, existência de add-ins, tamanho da caixa postal, servidor informado, etc.)

 

 

Na minha experiência com suporte na Microsoft, a grande maioria dos casos estão diretamente relacionados com a má performance dos discos no servidor Exchange.

 

Para determinar se existem problemas de performance no servidor Exchange, você pode utilizar o Performance Monitor para monitorar o servidor, com os seguintes contadores:

 

Physical Disk (All Instances)
- Avg Disk Sec/Read
- Avg Disk Sec/Write
- Current Disk Queue Length

MSExchangeIS
- RPC Averaged Latency
- RPC Requests
- RPC Operations/Sec

Processor
- %Processor Time

Database (Information Store Instance)
- Log Record Stalls / sec

 

O contador ‘RPC Averaged Latency’ mostra o tempo em média que o servidor Exchange demora para responder os clientes Outlook. O valor deste contador deve estar abaixo de 20 ms sempre. Quando este contador está acima de 20 ms constantemente, isso significa que o ‘Information Store’ está demorando muito para processar requisições de usuários. Em 95% dos casos, se o ‘Information Store’ leva muito tempo para atender um cliente, o problema é um gargalo no subsistema de discos.

 

Os valores recomendados para ‘Avg. Disk Sec/Read’ e ‘Avg.Disk Sec/Write’ para os discos físicos são:

 

Boa performance < 20 ms

Performance regular < 30 ms

Má performance < 40 ms

 

Se o servidor possui ‘cache’ nas controladoras de discos os valores esperados são:

 

Cache/Excelente performance < 1 ms

Cache/Ótima performance < 2 ms

Cache/Boa performance < 4 ms

 

A Microsoft recomenda que a latência máxima para os discos onde os bancos de dados do Exchange estão localizados esteja sempre abaixo de 20 ms. Se o servidor atinge 20 ms ou mais constantemente, problemas como enfileiramento de mensagens na fila de ‘Local Delivery’ ou os Popups no cliente Outlook já começam a ficar evidentes.

 

É comum recebermos logs de performance para análise onde os discos apresentam latência de até 0.5 segundos ou mais. Imagine o quanto isso significa para um servidor Exchange (ou para qualquer outro servidor J) – 0.5 segundos para completar uma requisição de IO é um tempo infinitamente grande.

 

No dia a dia, é comum encontrarmos clientes com problemas de design de disco variados, como a colocação de logs de transação, banco de dados e filas SMTP no mesmo disco físico, arrays de disco sem o dimensionamento correto, ou mistura de dados como um banco de dados SQL com os bancos de dados do Exchange.

 

Se você determinou através do Performance Monitor que o discos do servidor Exchange estão apresentando gargalos de performance, os artigos abaixo podem ajudá-lo a corrigir o problema. Estes artigos são guias para o correto design dos discos no Exchange Server:

 

Optimizing Storage for Exchange Server 2003

http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/exchange/2003/library/optimizestorage.mspx

 

Performance and Scalability Guide for Exchange Server 2003

http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/exchange/2003/library/perfscalguide.mspx

 

Se você suspeita que a causa raiz está relacionada a conectividade, você pode utilizar a ferramenta ‘Network Monitor’ durante a reprodução do problema. Pelo ‘Network Monitor’ é possível verificar se existem retransmissões excessivas ou perda de pacotes, o que leva ao aparecimento do popup.

 

Se o problema é restrito para alguns usuários, e problemas de performance no ambiente ou problemas de rede já foram eliminados como causa raiz, você então deve verificar como está a caixa postal do usuário. Um número excessivo de itens (mensagens) ou sub-folders pode gerar este tipo de comportamento.

 

Mais informações:

 

905803          Outlook users experience poor performance when they work with a folder that contains many items on a server that is running Exchange Server 2003 or Exchange 2000 Server

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;905803

 

 

Para saber mais sobre este assunto:

 

839862          How to troubleshoot the RPC Cancel Request dialog box in Outlook 2003 or in Outlook 2002

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;839862

 

 

Viviane Lopes