Por: Viviane Lopes

 

A nova versão do servidor Exchange, nomeada oficialmente Exchange Server 2007 (previamente conhecido como “Exchange 12”), já está sendo testada por alguns clientes “Beta” da Microsoft.

 

O produto foi totalmente redesenhado, visando a redução de gastos e a complexidade de gerenciamento, ao mesmo tempo agregando mais valor e segurança para os usuários finais.

 

Leia à seguir um sumário de algumas mudanças introduzidas no produto.

 

Servidores Exchange 2007 serão baseados em funções:

 

§         “Hub” e “Edge Transport Server” – servidores responsáveis por enviar e receber mensagens dentro e fora da organização, incluindo mensagens de voz criadas por servidores do tipo “Unified Messaging”. Os servidores “Hub” e “Edge Transport” são também conhecidos apenas por “servidores de transporte”.

Os servidores “Edge” serão responsáveis por proteger a estrutura do Exchange contra mensagens contendo “spam” ou vírus. Uma vez que a mensagem tenha sido liberada pelo “Edge Server”, o “Hub Server” será responsável pela entrega final aos servidores de caixas postais.

§         “Unified Messaging Server” – servidor responsável por fornecer acesso do tipo “Outlook Voice Access”, assim como suporte para serviços de FAX.

§         “Client Access Server” ­ - servidor responsável por fornecer acesso via “Outlook Web Access”, “Exchange ActiveSync”, “Outlook Anywhere” (formalmente conhecido como “Outlook - RPC over Http”), e todos os outros protocolos de Internet, como POP3, etc.

§         “Mailbox Server” – servidor responsável por armazenar os dados de usuários, como caixas postais e pastas públicas.

 

Gerenciamento do servidor Exchange baseado no “Monad Shell”:

 

Primeiro, um pouco da história... O nome “Monad” vem de uma filosofia denominada “Monadism”, um idealismo criado pelo filosofo do século 18 chamado ‘Gottfried Wilhelm Leibniz’, que também é conhecido como co-inventor do Cálculo. A idéia por trás da filosofia “Monadism” é que o mundo é um agregado de substâncias simples, e a menor unidade existente é denominada “Monad”.

 

No que diz respeito ao sistema operacional Windows, “Monad” é um novo “shell” e ambiente de “scripting”. No Monad utilizamos comandos simples, também conhecidos como “Cmdlets” (“command-lets”), que combinados oferecem um forma rica e poderosa para administração de sistemas.

 

No Exchange Server 2007, toda a administração que pode ser realizada via interface gráfica, também será possível via linha de comando, através do Monad.

Veja alguns exemplos:

 

§         Configurar a cota de envio de mensagens para todos os usuários do tipo “mail-enabled” pertencentes a lista de distribuição “RemoteUsers”  para 1000 KB:


Get-DistributionGroup “RemoteUsers” | Get-DistributionGroupMember | Set-Mailbox –ProhibitSendQuota 1000

 

§         Montar todos as bases de dados do servidor HONGKONG1:


Get-MailboxDatabase –server HONGKONG1 | Mount-Database

 

§         Mover todos os usuários do servidor PORTLAND para o servidor TUCSON (base de dados DB1):


Get-Mailbox –server PORTLAND | move-mailbox –targetDatabase “TUCSON\DB1”

 

Fonte: http://blogs.technet.com/exchange/archive/2005/08/16/409299.aspx

 

Para saber mais sobre o “Monad” visite:

 

http://encarta.msn.com/encyclopedia_761576058/Leibniz_Gottfried_Wilhelm.html

http://www.microsoft.com/technet/technetmag/issues/2005/11/Scripting/default.aspx

 

O servidor Exchange 2007 só estará disponível na versão 64 bits:

 

§         Os sistemas de correio eletrônico cresceram muito nos últimos tempos, e hoje é considerado aplicação de missão crítica para a maioria da empresas. A demanda cresce dia a dia, e por sua natureza, sistemas de 32 bits possuem limitações de memória que restringem a capacidade de suportar esta demanda. Por esta razão, a Microsoft disponibilizará a nova versão do Exchange Server apenas para sistemas de 64 bits, que fornece a arquitetura de sistema requerida para suportar a demanda crescente dos serviços de correio eletrônico.

 

§         Quais são os processadores 64 bits suportados pelo Exchange Server 2007 ? A maioria dos servidores fabricados atualmente oferecem suporte aos processadores 64 bits da Intel e AMD, incluindo a tecnologia Intel Extended Memory 64 Technology (EM64T) e o AMD64. O Exchange Server 2007 não irá suportar processadores Itanium (IA-64).

 

Leia mais sobre o Exchange Server 2007 em:

http://www.microsoft.com/exchange/preview/default.mspx



Viviane Lopes