SHERLOCK PRO – Nova versão do Sherlock chegando!


Por: Roberto Farah

 

Alguns anos atrás criei o Sherlock, uma ferramenta .NET de análise gráfica do arquivo resultante de saída do blocker script, para SQL Server 7.0 ou 2000.

Sherlock foi primariamente concebido como uma ferramenta interna cujo objetivo era reduzir o tempo de análise do arquivo texto de saída do blocker script. De fato, a ferramenta se mostrou muito útil para os engenheiros e para clientes quando foi liberada para uso público cerca de um ano depois.

Entretanto, nunca mais trabalhei numa versão 2, parando na 1.3.

Algumas 'features' que gostaria de ter colocado não o fiz por absoluta falta de tempo uma vez que a ferramenta foi desenvolvida fora do horário de trabalho. Uma das features 'matadoras' seria a integração com o arquivo gerado pelo blocker, evitando-se que você use uma instancia do Sherlock aberta e outra do notepad com o arquivo gerado pelo script, além disso, ao se clicar nos nós relativos a blocking a ferramenta mostraria a parte correspondente no arquivo de saída do script.

Pois bem, devido a quantidade de e-mails de pessoas de diversas partes do mundo perguntando sobre a nova versão do Sherlock ou sugerindo features para a nova versão, passei o código fonte para meu amigo Fabrício Catae, engenheiro da Microsoft São Paulo (Brasil) e especialista em SQL Server. Como 'com grande poder vem grande responsabilidade' combinamos que a missão dele como desenvolvedor da nova versão do Sherlock seria de 'canibalizar' a versão atual do Sherlock. Ou seja, a nova versão deve ser boa o suficiente para que numa comparação lado a lado com o Sherlock atual ela seja melhor em tudo!

 

Pois bem, assim está surgindo o Sherlock Pro, a nova versão do Sherlock.

Recebi uma versão Alpha e posso dizer que a ferramenta está excelente!


Eis algumas features:

1-     Alguns cenários de deadlock não são pegos pelo blocker script, portanto, o Sherlock 1.3 não considerava esse cenário. O Sherlock Pro identifica esse cenário e reporta como deadlock.

2-     Agora o arquivo de saída do blocker script está incorporado no Sherlock Pro (a feature que não tive tempo de por!) portanto, navegando-se pela interface, ao se clicar num nó de blocking se consegue visualizar a parte correspondente no arquivo gerado pelo script.

3-     A performance é muito maior, então grandes arquivos são lidos ainda mais rapidamente.

4-     A interface foi melhorada e agora se dispende menos tempo para se visualizar as informações importantes.

 

Eis dois screenshots da nova versão:

 

 

Tão logo eu receba uma versão Beta do Sherlock Pro vou colocá-la aqui para download.

Por ora, eis a versão 1.3 para download: http://www.sqlteam.com/item.asp?ItemID=21737

 

No próximo artigo vou falar sobre meu encontro com John Robbins e seu novo livro: Debugging, Tuning, And Testing Microsoft .net 2.0 Applications que logo será publicado.

 

Roberto Farah