Caso você esteja pensando que perdeu o Update de março, o problema não está no seu servidor de e-mail. Tenho estado tão ocupado que acabei não enviando nenhum Update mês passado. Como o mês de abril também já está quase acabando, mãos à obra...

 

O próximo cliente da Microsoft: Windows Vista, Office 2007, IE7

Muita coisa vindo por aí para atualizar os clientes da Microsoft. Primeiro, acaba de sair a Beta 2 do Internet Explorer 7. A Beta 2 do Windows Vista também está perto, bem como a Beta 2 do Office 2007. O Exchange Server 2007 também tem uma Beta 1 no MSDN. Outra novidade é a enorme quantidade de documentação disponível para todas estas versões preliminares:

http://www.microsoft.com/windowsvista
http://www.microsoft.com/windows/ie
http://www.microsoft.com/office/preview
http://www.microsoft.com/exchange/preview

Ferramentas para Desenvolvedores

Outro assunto quente é a nova ferramenta da Microsoft para gerenciamento do ciclo de vida de desenvolvimento. O Visual Studio agora é bem mais do que um IDE para programadores. Para começar, muitos recursos avançados como as ferramentas para projeto de sistemas distribuídos (parte do Visual Studio Team Edition for Software Architects), as ferramenta para análise de código (parte do Visual Studio Team Edition for Software Developers) e as ferramentas para simulação de carga (parte do Visual Studio Team Edition for Software Testers). Isto sem falar do servidor (Visual Studio Foundation Server), que guarda toda a informação sobre os seus projetos, incluindo o código fonte, as tarefas a completar e até os erros a consertar em cada módulo. Esta última parte foi lançada recentement, embora o resto do Visual Studio Team System tenha saído em novembro do ano passado.

A Microsoft também anunciou recentemente que as versões Express das ferramentas (Visual Studio Express Editions) continuarão disponíveis para download gratuito. O anúncio inicial era que elas seriam de graça somente nos primeiros 12 meses.

http://msdn.microsoft.com/vstudio/teamsystem
http://msdn.microsoft.com/vstudio/express

Gerenciamento

Esta semana tivemos o principal congresso de ferramentas de gerenciamento da Microsoft, o MMS 2006. Agora todas as ferramentas da Microsoft nesta categoria estão sob a marca “System Center”, incluindo o System Center Operations Manager (conhecido antigamente como MOM - Microsoft Operations Manager) e o System Center Configuration Manager (anteriormente chamado de SMS - Systems Management Server). O Data Protection Manager 2006, Capacity Planner 2006 e Reporting Manager 2006 completam a família, que receberá novas versões em 2007.

Este congresso também inclui as ferramentas de segurança, como o Microsoft Update o o Windows Live OneCare. Também foi atualizado o status da iniciativa DSI (Dynamic Systems Initiative) e do suporte para o padrão de gerenciamento via web services chamado de WS-Management. Outro detalhe anunciado neste congresso foi o Release Candidate do PowerShell (codinome Monad), que vai revolucionar o gerenciamento por linha-de-comando. O primeiro produto a usar este novo shell deve ser o Exchange Server 2007

http://www.microsoft.com/management

Virtualização

Não posse deixar de falar do Virtual Server 2005 R2, que agora é um download gratuito, abrindo as portas das tecnologias de virtualização da Microsoft para qualquer servidor rodando Windows Server 2003. Também foi anunciado que a próxima versão do Windows Server (codinome “Longhorn”), vai incluir virtualização no próprio sistema, inclusive com suporte para as tecnologias a serem lançadas pela Intel e AMD para virtualização em hardware.

http://www.microsoft.com/windowsserversystem/virtualserver

XBOX 360

Demorou, mas eu consegui. Finalmente achei na amazon.com um XBOX 360 sem ágio e comprei um para mim. Com saída de para TV de alta definição e gráficos fantásticos, tenho que admitir que estou impressionado! E a grande maioria dos jogos que eu tinha para o XBOX antigo funcionam no novo. Não é à toa que está tão difícil de encontrar nas lojas por aqui...

http://www.xbox.com/en-US/hardware/xbox360

 

Um abraço e até o mês que vem. Muitas betas alinhadas para maio. Junho não fica atrás com o congresso TechEd 2006 (já estou inscrito). Fique ligado!