Oi!

Esta semana por aqui é o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que marca o começo das preparações para as festas de final do ano. É época de visitar a família, preparar o espírito para o Natal, decorar a árvore, comprar presentes... A Microsoft já está em clima de festa, com diversos lançamentos recentes: SQL Server 2005, Visual Studio 2005, .NET Framework 2.0 e XBOX 360...

Visual Studio 2005 e SQL Server 2005 

Eu estava lá em San Francisco e realmente tivemos milhares de pessoas no evento de lançamento. Parceiros de todos os tipos, da HP (com servidores de alta performance para rodar SQL Server) a pequenas empresas de software interessadas em uma cópia gratuita dos produtos. Por sinal, as versões Express do Visual Studio 2005 e SQL Server 2005 estão disponíveis gratuitamente. Lembre-se também que o Visual Studio Express só está disponível a custo zero até 6 de Novembro de 2006. Não vacile. Faça logo o download:

http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/default.aspx

Express x Outras edições 

A pergunta mais comum depois de dizer que as versões Express é: Mas o que é que tem na versão Standard/Enterprise que não tem na Express? Bem... Obviamente que a Microsoft ainda quer vender versões mais sofisticadas do Visual Studio e SQL Server para empresas. Mas você vai gostar dos recursos destas versões gratuitas, que são suficientes para estudantes, iniciantes e pequenas empresas. Dê uma olhada nas diferenças:

http://msdn.microsoft.com/vstudio/products/compare/default.aspx
http://www.microsoft.com/sql/prodinfo/features/compare-features.mspx

Lançamento no Brasil 

Ainda dá tempo de você participar de outros eventos de lançamento do Visual Studio 2005 e SQL Server 2005. No Brasil, teremos um evento em São Paulo no dia 29 de Novembro, dividido em 2 módulos. O Módulo Executivo será voltado para os principais clientes e parceiros com palestra especial de Eric Swift, Director of Product Management in Application Platform Group. Já no Módulo Técnico, Profissionais de TI e Desenvolvedores terão a oportunidade de assistir a demonstrações dos novos produtos e a transmissão simultânea da palestra do Eric Swift. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Inscrições no link abaixo:

http://www.microsoft.com/brasil/launch2005/ 

Windows Live e Office Live 

Falando de coisas gratuitas, a Microsoft estará lançando em brevo os novos serviços Windows Live e Office Live. O Windows Live é um serviço online para juntar todas suas informações mais importantes em único lugar: e-mail, favoritos, IM, busca, arquivos, etc. O Office Live é uma oferta semelhante para empresas, com um nome de domínio, contas de e-mail e site para colaboração entre funcionários, clientes e parceiros. O Windows Live será gratuito, financiado por anunciantes. O Office Live será oferecido também de graça, mas apenas para pequenas empresas nos Estados Unidos com até dez funcionários, com recursos adicionais vendidos à parte. Os dois serviços serão lançados ano que vem, mas alguns recursos já estão disponíveis em beta:

http://ideas.live.com
http://www.officelive.com