Oi!

Eu sei que faz menos de um mês que eu enviei a última atualização, mas a proximidade do PDC trouxe muitas novidades e achei que valia a pena antecipar o meu “Update” de Setembro. Aí vai...

O PDC 2005 está chegando

Faltam apenas alguns dias para o PDC, o maior evento anual da Microsoft voltado para desenvolvedores, que dará uma visão completa da evolução das tecnologias da Microsoft. O PDC (Professional Developers Conference) deste ano será em Los Angeles de 13 a 16 de setembro. Serão 4 dias de palestras, demonstrações e laboratórios. Se você não está inscrito, agora é tarde. O evento está 100% lotado. Veja o site do PDC em:

http://msdn.microsoft.com/events/pdc

A lista de palestras do PDC 2005

Os temas do PDC já estão definidos e incluem as tecnologias relacionadas o Windows Vista, como o WCF (Windows Communications Foundation, antigamente chamado de Indigo) e o WPF (Windows Presentation Foundation, antigamente chamado de Avalon). Também serão anunciados vários recursos do Office “12”, o futuro sucessor do Office 2003. Mas uma grande quantidade de palestras será mesmo sobre o Visual Studio 2005, a versão 2.0 da .NET Framework, o ASP.NET 2.0, o SQL Server 2005 e o BizTalk Server 2006. Um “Release Candidate” do Visual Studio 2005 será disponibilizado durante o PDC. Veja a lista completa em:

http://commnet.microsoftpdc.com/content/sessions.aspx

Palestra de abertura: Bill Gates

O “Chief Software Architect” da Microsoft, Bill Gates, fará a palestra de abertura do PDC. Mas você não precisa estar lá para assistir. A palestra será transmitida via Internet e você poderá vê-la ao vivo, no dia 13 de setembro, às 12:30 horário de Brasília (8:30 da manhã em Los Angeles). Confira no site abaixo:

http://www.microsoft.com/events/executives/billgates.mspx 

Betas e Release Candidates

Como sempre, o PDC também vai distribuir CDs (ou provavelmente DVDs) com versões preliminares dos produtos a serem lançados no futuro próximo. São esperadas atualizações para a beta do Windows Vista, um release candidate do Visual Studio 2005 e a beta 3 do Visual Studio Team System, entre outros... Em geral, o que é disponibilizado no PDC também vai para o site de assinantes do MSDN. Nenhum destes detalhes foi confirmado ainda, mas se você analisar a tendência dos últimos eventos...

Não precisa esperar: veja os WebCasts

Você não precisa esperar o PDC para se atualizar em todas as tecnologias de desenvolvimento. Com o lançamento do Visual Studio 2005 e SQL Server 2005 tão próximo (será dia 7 de Novembro), existem vários webcasts acontecendo estes dias, com muita informação técnica. O ideal é assistir ao vivo para poder fazer perguntas, mas todos os webcasts são gravados e você pode assistir vários deles agora mesmo. Veja todos os detalhes em:

http://www.microsoft.com/communities/webcasts/default.mspx  

PDC no Channel9

Outro recurso interessante é o site do PDC no site Channel9. Além de uma série de vídeo, vale a pena destacar os podcasts onde o Michael Lehman (funcionário da Microsoft na área de educação de desenvolvedores) e seus convidados especiais falam do do PDC na série BuzzCasts, que dá uma idéia de como está preparação para o PDC com muito bom humor. Veja o link abaixo:

http://channel9.msdn.com/tags/pdc05

Business Summit 2005 – Médias Empresas

Esta semana a Microsoft teve um evento voltado para médias empresas (empresas com 25 a 500 PCs). Durante o evento foi lançada a nova marca Microsoft Dynamics™, que engloba (entre outros) os sistemas aplicativos: CRM, Great Plains, Axapta, Navision e Solomon. Foi também anunciado o Microsoft Windows Server Centro™, uma versão do servidor Windows Longhorn voltada para simplificar a implementação de infraestrutura Microsoft em pequenas e médias empresas. As palestras de abertura do Bill Gates e do Steve Ballmer estão disponíveis online. Veja o link abaixo:

http://www.microsoft.com/midsizebusiness

Mudança de Nome

Eu fiz uma requisição formal para mudança de nome e o processo legal acaba de ser aprovado. Meu novo nome completo é "Jose Araujo Barreto" e serei conhecido por aqui simplesmente como “Jose Barreto”. Eu somente mudei a ordem dos meus sobrenomes e tirei o "de". Isto simplifica as coisas e torna o meu nome mais fácil de pronunciar. Outro problema é que os americanos usam só o último sobrenome e com isso meu sobrenome ficará igual ao da minha esposa e filho. Eu já estava cansado de contar esta estória a todos por aqui… :-)  Agora estou iniciando o processo para tirar uma nova Carteira de Residente Permanent (Green Card), Cartão de Seguro Social (o CPF daqui), Carteira de Motorista, etc.

Mudança de e-mail e web site

Quando eu atualizar os sistemas da Microsoft com o meu novo nome, eu terei um novo e-mail. Para evitar qualquer problema, use meu novo “Easy ID” para qualquer e-mail: jose.barreto @ microsoft.com. Também mudei meu web site pessoal do antigo www.dearaujo.net para o novo www.barreto.us. Meu e-mail pessoal também mudou do antigo Jose @ dearaujo.net para o novo Jose @ barreto.us. Os antigos site e e-mail continuarão funcionando por pelo menos um ano.

Um abraço.