Oi!

Para a maioria das empresas americanas (inclusive a Microsoft), o mês de agosto marca o início de um novo ano fiscal. Isto significa que é época de avaliar performance, fechar a contabilidade e planejar as atividades dos próximos 12 meses. Foi também época de tirar férias, já que é verão e as aulas recomeçaram esta semana. Um mês calmo, mas com alguns destaques:

Windows Vista™ e Internet Explorer 7 em beta

Para quem quer ter o gostinho do próximo sistema operacional da Microsoft, já está disponível a primeira versão beta do Windows Vista™. A beta 1 é voltada para programadores, que precisam começar os testes de compatibilidade e se acostumar com as novas tecnologias. Mas não espere muito desta beta 1, já que os avanços na interface gráfica estão sendo guardados para a beta 2, a ser lançada mais tarde. Também foi liberada a primeira versão beta do Internet Explorer 7 para Windows XP SP2. O IE7 deve chegar próximo ao final deste ano. O Windows Vista™ chega no final do ano que vem. Estas versões beta não são públicas, mas estão disponíveis para assinantes da MSDN. Acompanhe em:

http://www.microsoft.com/windowsvista
http://www.microsoft.com/windows/ie/ie7

Zotob

Eu não posso deixar de falar do vírus Zotob, que atacou o Windows 2000 este mês. Se você tem atualizado os seus sistemas, este vírus provavelmente não lhe afetou. Algumas coisas que podem ter lhe imunizado: 1) Você já está usando Windows XP no cliente e Windows Server 2003 no servidor (estas versão mais recentes não foram afetadas). 2) Você tem um firewall configurado. 3) Você usa um dos diversos recursos de Atualização Automática (Windows Update, Microsoft Update, SUS, WSUS ou SMS) e recebeu a atualização antes do vírus se espalhar. 4) Você usa um anti-vírus com atualização automática e recebeu a assinatura do Zotob antes dele atacar. Detalhes em:

http://www.microsoft.com/security/incident/zotob.mspx

O PDC está chegando – E o Visual Studio 2005 também

Faltam apenas duas semanas para o maior evento anual da Microsoft voltado para desenvolvedores. O PDC (Professional Developers Conference) deste ano será em Los Angeles na semana do dia 13 de setembro. Serão 4 dias de palestras, demonstrações e laboratórios. Os temas incluem as tecnologias de desenvolvimento a serem lançadas com o Windows Vista™, como o WCF (Windows Communications Foundation, antigamente chamado de Indigo) e o WPF (Windows Presentation Foundation, antigamente chamado de Avalon). Também serão anunciados vários recursos do Office “12”, o futuro sucessor do Office 2003. Mas uma grande quantidade de palestras será mesmo sobre o Visual Studio 2005, a versão 2.0 da .NET Framework, o ASP.NET 2.0, o SQL Server 2005 e o BizTalk Server 2006. O lançamento oficial destes produtos está programado para Novembro, aqui em San Francisco. Um “Release Candidate” do Visual Studio 2005 será disponibilizado durante o PDC. Veja o site do PDC e do evento de lançamento:

http://msdn.microsoft.com/events/pdc/
http://msdn.microsoft.com/launch2005/

Novo cargo – Systems Architect

Este mês eu estou de cargo novo na Microsoft, depois de três anos como “Technology Specialist” e “Senior Technology Specialist”, acabo de ser promovido para “Systems Architect”. Continuo trabalhando na implementação de tecnologias Microsoft junto à Cisco Systems, mas agora estou voltado para projetos que envolvem a interligação de diversas tecnologias como Windows Server, SQL Server, .NET Framework e Visual Studio. Meu foco agora é a Arquitetura de Sistemas, incluindo os modelos e padrões que facilitam a implementação de soluções Microsoft.

Um abraço.