Oi!

Esta edição está saindo mais tarde por conta de diversas viagens este mês e minhas férias no mês passada. Mas muita coisa tem acontecido estes dias. Veja:

Windows “Longhorn” agora é Windows Vista™

Esta semana a Microsoft anunciou o nome definitivo do Windows “Longhorn”. O sucessor do Windows XP, a ser lançado ano que vem, se chamará Windows Vista™. “Longhorn” era apenas um nome-código, que de agora em diante não será mais usado. O anúncio aconteceu durante uma conferência anual interna da Microsoft, onde mais de 10.000 funcionários receberam a notícia diretamente do Brian Valentine, Vice-Presidente encarregado do Windows. A primeira versão beta oficial sai agora dia 3 de agosto. Acompanhe em:

http://www.microsoft.com/windowsvista

Microsoft lidera em Web Services

A Microsoft fala constantemente do seu suporte à tecnologia de Web Services. Mas quando a notícia vem do Gartner, as pessoas prestam mais atenção. O último relatório deste respeitado instituto de pesquisa posiciona a Microsoft como líder nesta área, reconhecendo o trabalho intenso dos últimos anos. E as coisas estão cada vez mais quentes quando se fala de Web Services. Leia o relatório na página do Gartner em:

http://mediaproducts.gartner.com/gc/webletter/microsoft4_enterprise/2005/article15/article15.html

Conferência Mundial de Parceiros

Aconteceu em Minneapolis no início de Julho. Milhares de parceiros da Microsoft se reuniram para ouvir da Microsoft as novidades e compartilhar experiências. Muitas novidades incluiram mudanças no programa de parcerias e anúncios na área de Treinamento, Pequenas/Médias Empresas e Business Systems (incluindo uma nova versão do CRM da Microsoft). Teremos uma versão brasileira do evento em São Paulo em Setembro. Para detalhes, veja:

http://www.microsoft.com/brasil/parceiros   

Eventos em Fortaleza 

Estive em Fortaleza de férias no final de junho e tive o prazer de dar diversas palestras. Uma para um grupo de estudantes na Faculdade 7 de Setember sobre .NET, outras no Instituto Atlântico sobre vários tópicos e uma no Auditório do Sebrae sobre Virtualização, esta última promovida pela Evolução. Obrigado a todos que compareceram e um agradecimento especial àqueles que ajudaram a promover os eventos. As palestras estão disponíveis para download no meu site em:

http://www.dearaujo.net/palestrasbrasil

Índia

Semana passada fiz minha primeira viagem para a Ásia. Como parte das minhas atividades como Technology Specialist dedicado à Cisco, eu ministrei uma série de palestras sobre Tecnologia Microsoft na filial da Cisco System em Bangalore na Índia. O evento foi ótimo e minha experiência foi excelente. Com mais de 1 bilhão de habitantes, este país é um dos mais falados quando o tema é terceirização. A Cisco, por exemplo, emprega mais de 5.000 pessoas por lá. O clima estava ótimo, as pessoas são muito amigáveis e a comida excelente (embora bem diferente). Os problemas foram a viagem (levei 30 horas para ir de São Francisco para Bangalore) e o ajuste ao fuso horário (meio dia em São Francisco é onze e meia da noite na Índia).

Um abraço.