Oi!

Bem vindo à segunda edição deste boletim via e-mail com algumas novidades sobre o que está acontecendo na Microsoft. Você está recebendo este e-mail por estar inscrito no programa ISV Buddies como meu “Buddy” (veja detalhes em http://msdn.microsoft.com/isv/isvbuddy), por participar de alguma outra atividade semelhante comigo recentemente ou por me mandar e-mails de vez em quando. Se você não deseja receber mais este tipo de e-mail, é só me dizer…

64 bits

Muitos anúncios na area de suporte para processadores de 64 bits. Desta vez parece que o negócio pega, com suporte aos processadores AMD Opteron, o AMD Athlon 64, o Intel Xeon de 64 bits e o Intel Pentium com EM64T. Ao contrário do Itanium, estes processadores não são tão mais caros e rodam programas de 32 bits com boa velocidade. A Microsoft acaba de lançar uma versão do Windows Server 2003 e do Windows XP com suporte para esta nova linha de CPUs, chamada de “64 bits estendendida” ou x64. Vários outros programas estão ganhando uma versão para x64, como o SQL Server 2005, o Visual Studio 2005, a .NET Framework 2.0 e o Virtual Server 2005 SP1. Alguns programas de 32 bits também estão sendo ajustados para rodar nos sistemas x64, como é o caso de SQL Server 2000 SP4.

http://www.microsoft.com/brasil/technet/Colunas/ElcioFavare/ConhecendoWinServer2003.mspx 

Virtualização 

Primeiro foi o Virtual PC 2004, depois o Virtual Server 2005. A Microsoft está apostando pesado nesta tecnologia para virtualizar sistemas. O conceito é simples: com processadores mais rápidos e com bastante memória, é possível simular vários computadores, rodando de forma independente, no mesmo sistema. O conceito não é exatamente novo, mas costumava ser coisa só de mainframe. Os anúncios recentes incluem um Service Pack (em beta, a ser lançado antes do final do ano) com performance melhorada, versão x64 (veja item anterior) e suporte para sistemas Linux.

http://www.microsoft.com/windowsserversystem/virtualserver/evaluation/sp1beta.mspx

TechEd 2005 vem aí

O TechEd 2005, uma das maiores conferências anuais da Microsoft, está chegando. Será de 5 a 10 Junho em Orlando na Flórida. Se você já não está inscrito, esqueça: o evento já está totalmente lotado. Para quem quer acompanhar à distância, a Microsoft estará publicando artigos com os detalhes dos acontecimentos deste importante congresso mundial. Normalmente o TechEd é o palco de diversos lançamentos e anúncios. Fique ligado!

http://www.microsoft.com/brasil/technet/teched/default.mspx

Microsoft Update

A Microsoft tem trabalhado duro para unificar todas as atualizações de software para facilitar o processo para os usuários. Um passo importante para chegar lá será o novo "Microsoft Update", que em breve vai substituir os sites do "Windows Update" e do "Office Update" e vai incluir atualizações de muitos outros softwares da Microsoft como o SQL e o Exchange. Você já pode experimentar a beta, mas use somente em sistemas de teste.

http://update.microsoft.com/microsoftupdate

Palestras em Fortaleza em Junho – Inscrições Abertas

Como eu já tinha falado antes, estou passando férias em Fortaleza na segunda metade de junho. Enquanto estarei por lá, estarei participando em pelo menos dois eventos já confirmados. O primeiro é uma apresentação sobre .NET e o segundo é uma série de palestras no Instituto Atlântico incluindo temas como Arquitetura Orientada a Serviços, Windows Server, Internet Information Server, Visual Studio 2005 e SQL Server 2005. As inscrições já estão abertas.

http://msevents.microsoft.com/cui/EventDetail.aspx?culture=pt-BR&EventID=1032273720
http://msevents.microsoft.com/cui/EventDetail.aspx?culture=pt-BR&EventID=1032273740

XBOX 360

Eu não poderia deixar de mencionar o anúncio da nova geração do XBOX. A Microsoft surpreendeu todo mundo e está lançando o novo XBOX 360 ainda este ano, em tempo de entrar na sua lista de Natal. A Sony (PlayStation) e a Nintendo (GameCube) dormiram no ponto e só vão lançar sua nova geração de produtos em 2006. As novidades são muitas: novo design, vídeo de alta definição, controles sem fio, disco rígido removível, 512 MB de memória, rede sem fio embutida, acesso ao XBOX Live já incluido e muitos recursos para vídeo e música. Mas o importante mesmo é que o novo sistema será muito mais rápido e os gráficos serão muito mais sofisticados. Alguns detalhes ainda estão para serem anunciados, como o preço...

http://www.xbox.com/en-US/xbox360/factsheet.htm

Um abraço.