As CALs no Windows Server 2003 são diferentes das CALs no Microsoft Windows 2000. O Windows 2000 usa apenas CALs de dispositivo. Elas são ligadas a um dispositivo. O Windows Server 2003 usa CALs de dispositivo e também uma nova licença de acesso para cliente, CALs de usuário. As CALs de dispositivo no Windows Server 2003 funcionam da mesma maneira que as CALs de dispositivo no Windows 2000. As CALs de usuário, no entanto, permitem o acesso ao software por um usuário individual, em vez de ser por um dispositivo.

As CALs de usuário permitem mais flexibilidade aos clientes ao usarem o Terminal Server em seus ambientes. Se um usuário se conectar em mais de um computador cliente, eles usarão uma CAL de usuário. A CAL de usuário não é armazenada no Registro do computador cliente da maneira que a CAL de dispositivo. As CALs de usuário podem apenas ser instaladas em um servidor de licenciamento do Terminal Server do Windows Server 2003. Elas não podem ser emitidas para servidores de terminal do Windows 2000 ou para clientes que acessam os servidores de terminal do Windows 2000. Se a rede contiver servidores de terminal do Windows 2000, o servidor de licenciamento do Windows Server 2003 também deverá conter CALs de dispositivo, não apenas de usuário.

Os clientes não precisam de uma CAL de dispositivo e uma de usuário para acessar um servidor de terminal. O servidor de terminal é configurado na ferramenta Configuração dos serviços de terminal em configurações\Licenciamento do servidor com relação a qual tipo de CAL irá aceitar. É possível configurar isso para Por dispositivo ou Por usuário. Essa configuração pode ser alterada sem precisar de uma reinicialização do servidor de terminal. Um servidor de terminal não pode aceitar as CALs de usuário e as de dispositivo ao mesmo tempo.


Se o Terminal Server estiver no modo Por dispositivo e o servidor de Licenciamento apenas contiver CALs de usuários, você receberá apenas licenças temporárias. Quando essas licenças temporárias estiverem perto de expirar, a seguinte mensagem será exibida em uma janela pop-up: “A licença de cliente temporário dos serviços de terminal vai expirar em N dias. Entre em contato com o administrador do sistema para obter uma licença permanente” Repare na imagem abaixo

 

image

Para corrigir esse problema, mude o Modo de licenciamento na configuração dos serviços de terminal para Por usuário. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:

1. Clique em Iniciar, aponte para Ferramentas administrativas e clique em Configurações dos serviços de terminal.

2. Clique em Configurações do servidor e clique duas vezes em Licenciamento.

3. Altere o Licenciamento para Por usuário e clique em OK.

No momento, o Windows Server 2003 não gerencia as CALs de usuário. Isso significa que mesmo que haja uma CAL de usuário no banco de dados do servidor de licença, ela não será reduzida quando for usada. Isso não elimina os administradores dos requisitos do Contrato de licença de usuário final (EULA) para ter uma CAL de servidor de terminal (TS) válido para cada usuário. A falha em ter uma CAL de usuário para cada usuário, se as CALs de dispositivo não estiverem sendo usadas, é uma violação do EULA.

Observação Para usar as CALs de dispositivo e de usuário do Terminal Server simultaneamente no mesmo servidor de terminal, o servidor deverá estar configurado para o modo CAL do TS por usuário.
O seguintes texto é do Contrato de licença de usuário final (EULA) para o Windows Server 2003:

 

Duas CALs de TS diferentes estão disponíveis para você: "Dispositivo" e "Usuário." Cada CAL de dispositivo do TS permite que um dispositivo (usado por qualquer usuário) conduza sessões do Windows em quaisquer um dos servidores. Cada CAL de usuário do TS permite que um usuário (usando qualquer dispositivo) conduza sessões do Windows em quaisquer um dos seus servidores. É possível usar uma mistura de CALs de dispositivo do TS e CALs de usuário do TS simultaneamente com Software servidor no seu ambiente. É possível ter uma solicitação do Terminal Server de licenças por usuário ou por dispositivo (padrão), mas não ambas simultaneamente.