Como Compartilhar Uma Rede Wireless Para uma Máquina Virtual no Hyper-V - Parte 03

Como Compartilhar Uma Rede Wireless Para uma Máquina Virtual no Hyper-V - Parte 03

  • Comments 8
  • Likes

Chegou a hora de desvendar a última fase, vimos nos artigos anteriores que foi necessário habilitar o serviço Wireless LAN Service e criar uma placa de rede Loopback Adapter no Host Hyper-V. O que falta agora é compartilhar a rede Wireless com a rede Microsoft Loopback Adapter.

Cuidado, antes de fazer isso você precisará criar uma rede Virtual do tipo External e vinculá-la a placa Microsoft Loop Backup adapter que passará a ser um Switch Virtual com acesso à Internet para qualquer máquina que use esta rede.

Abra o Virtual Network Manager do Hyper-V

Image18 

crie uma nova rede, no campo Name, informe o nome da nova rede ( esta será a rede que deverá ser usada na VM), no campo Connection Type escolha External e no campo abaixo escolha a placa de rede Microsoft Loopback Adapter, marque opção (flag) Allow management operating system to share this nework adapter

Image13

Abra o Network Connections e observe que uma nova rede é mostrada a red Internet Shared Wi-Fi ( nome menor em cinza ), para facilitar a identificação mudei o nome de Local Area Connection 2 para Internet Shared Wireless, e não esqueça de configurá-la para a máquina virtual desejada.

Image12

Agora clique com o botão direito na Interface de rede Wireless e selecione Properties, vá até a aba Sharing, clique na flag Allow other network users to connect through this computers Internet connection e no campo abaixo selecione a rede criada no item anterior no meu caso a rede Internet Shared Wireless

Image14

Agora abra a máquina virtual e deixe o TCP/IP como DHCP Client ( obter o IP dinâmicamente ), faça um diagnostico ou execute Ipconfig /Renew

Image16

Note que o IP foi renovado com sucesso obtendo um IP válido ou roteado, agora é só abrir o Internet Explorer e ser feliz.

Image17

Se você pensou em fazer um NAT entre as redes pensou bem mas infelizmente não é possível, a Interface de rede Loopback Adapter não é apresentada ao RRAS como uma rede física o que impede configurar o NAT entre as redes.

Aproveite para fazer um Windows Update das suas VMs amigas do dia a dia. Até a próxima !

  • NOSSA...... Show de Bola......

    Realmente estou passado, vc resolveu um problema que me causou pesadelos durante muito tempo.

    Parabéns e muito obrigado.

  • Legal,

    Eu fiz da seguinte forma: Crio uma rede no Hyper-V "Internal", e monto uma ponte entre a placa de rede wireless real e essa interna (que após a criação aparece no gerenciador de redes).

  • Show de bola Gilson. Parabéns! Eu resolvi esse problema virtualizando a placa física de rede depois eu fiz uma "ponte" entre a placa wireless e a placa de rede.

    Abraços.

  • Tutorial perfeito para quem quer utilizar a internet da rede WI-FI na VM pelo Hyper-V.

    Parabéns!!

  • Gilson, bom dia!

    Há 2 semanas, atualizei minha cópia do Windows XP para o Windows 8 Pro. Como tenho alguns programas antigos, resolvi criar, através do Hyper-V, uma máquina virtual e, nesta, instalei o Windows XP. Saliento que tudo correu normalmente e não tive problemas, aparentemente.

    Minha conexão é a cabo via modem (não roteável) e, na máquia física, não tenho problema algum.

    Entretanto, ao utilizar a máquina virtual (Win XP), me deparei com um problema real: o XP não consegue estabelecer uma conexão com a internet.

    Revisei todo o processo mais uma vez e não encontrei absolutamente nada fora do lugar, mas continuo sem conseguir uma conexão. Recebo a mensagem que a conexão não existe ou é limitada.

    Onde foi que errei? O que devo fazer (modificar) para conseguir o acesso a internet na máquina virtual?

    Por favor, gostaria de obter uma ajuda sua a respeito desse problema.

    Grato,

  • agora tem que ensinar a ativar o som kkk

  • Muito bom!!! Obrigado!

  • Muito bom, funcionou direitinho.

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment