Como Identificar as GPOs Sem Link

Como Identificar as GPOs Sem Link

  • Comments 1
  • Likes

Políticas de Grupo sem dúvida é um dos recuros do Active Directory que são mais usados em uma rede de domínio Windows Server. É muito comum encontrar ambiente com centenas, ou até milhares de GPOs criadas, mas será que todas elas realmente estão em uso ? ou seja estão vinculadas (linked) em algum conteiner do AD ?

Todo administrador Windows sabe que para uma GPO ser aplicada, ela precisa ser vinculada, ou em um Site, ou em um Domínio ou em uma OU. Além disso, obviamente, o campo Filtering não pode estar vazio.

Muitas Políticas de Grupo principalmente as criadas no Windows Server 2003 provocam um problema chamado de SYSVOL Float, que nada mais é que o “inchaço” da pasta SYSVOL onde ficam as GPOS, isso pode provocar lentidão na promoção de controladores de domínio entre outros problemas. Vou tratar sobre o assunto SYSVOL float em detalhes em outro artigo.

Todas as GPOS por padrão ficam no conteiner Group Policy Objects no GPMC, você pode ver na imagem abaixo, existem 6 GPOs atualmente no domínio.

clip_image002

Para identificar qual delas não tem vínculo basta executar o script abaixo :

C:\Program Files\GPMC\Scripts\cscript FindUnlinkedGPOs.wsf /domain:contoso.com

Troque o nome do domínio contoso.com pelo seu domínio. Se preferir coloque no final do comando parâmetro > gposemlink.txt. Assim o arquivo gposemlink.txt terá todos os resultados.

clip_image002[5]

Cuidado : Este script não verifica as GPOS vinculadas em Sites ou em Domínios externos ( observe na linha NOTE : links to sites, as well as external domains, will not be checked.)

Podemos observar no resultado acima que as GPOS Policy_Sem_Vinculo e Policy_Sem_Vinculo02 foram listadas. Com essa lista em mãos você poderá encaminhá-la para as pessoas responsáveis, talvez a equipe de segurança para analisar se realmente elas podem ser excluídas. A exclusão não impacta em nada, afinal elas existem mas não estão em uso.

Por segurança, faça um backup das GPOS antes de removê-las definitivamente. Vou falar sobre como fazer backup das GPOS tanto no Windows Server 2003 como no WS 2008, este é o assunto do próximo artigo.

 

  • Realmente GPO é uma ferramenta magnifica.

    Parabens pelos artigos, muito show.

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment