Cluster de Failover é o modelo de cluster de alta disponibilidade mais utilizado em ambientes Microsoft, serviços como SQL, Exchange, Hyper-V, DHCP, File Server e Print Server passa a ser serviços altamente disponíveis quando instalado neste ambiente.

Por algum motivo, seja para uma manutenção ou troca do servidor físico as vezes faz necessário remover a máquina do ambiente de cluster, este procedimento é conhecido como Evict (Despejar). Antes que esta máquina retorne ao mesmo cluster ou seja inserido a um outro cluster, alguns procedimentos precisam ser executados primeiro. O objetio deste post é mostrar exatamente estes processos.

Observe que o Failover Cluster abaixo possue três nós, RDSH01, RDSH02 e RDSH03.

cluster01

Nosso objetivo  é remover o nó RDSH03 do cluster, o Primeiro procedimento é parar o serviço de Cluster.

cluster02

Clique com o botão direito no Nó, selecione All Tasks e em seguida Stop Cluster Service, uma seta vermelha para baixo surgirá alegando que o nó está com o serviço de Cluster parado.

cluster03

Agora clique no Nó desejado, selecionel All Tasks, e em seguida Evict Node, uma tela abrirá pedindo a confirmação, ele pede para ter a garantia que nenhum serviço esteja no nó e que não há nenhuma dependência desta máquina.

cluster04

Clicando em Evict node Name, o servidor será removido adequadamente do cluster ativo, observe que na sessão Node, a máquina não aparece mais

cluster05

Você precisará remover a Feature Failover Clustering obrigatóriamente para inserí-lo no mesmo ou em um outro cluster, caso você não remova, uma mensagem será mostrado alegando que o servidor já pertence a um cluster e que não pode ser adicional. O seu objetivo aqui é remover o Failover Clustering e para isso tem algumas dicas.

No Windows Server 2008 o serviço de Cluster Service fica com o Status Manual, já no Windows Server 2008 R2 o status fica como Disable.

cluster06

Verifique o status, caso esteja no modo Manual, ao tentar remover a Feature Failover Clustering pelo Server Manager você receberá esta mensagem de alerta, alegando que o cluster ainda esta em modo ativo.

cluster07

Você só será capaz de removê-lo mudando o status para Disable, observe na figura acima esta alteração, basta dar um duplo clique e fazer a alteração.

cluster08

Volte ao Server Manager e remova o serviço, observe que agora você poderá removê-lo. Clique em Yes, I’ve removed this server from the cluster

cluster09

Será necessário reiniciar o servidor. Convenhamos que nesta fase este procedimento não terá nenhum impacto porque o pior já foi feito, removê-lo do cluster.

cluster10

Após o servidor retornar, faça o logon e abra o Event Viewer e busque pelo ID 1011, uma mensagem “Cluster node Name has been evicted from the failover cluster” . Este evento garante que a exclusão do servidor do cluster foi bem sucedida. Para inserí-lo novamente ao um novo cluster basta instalar a Feature Failover Clustering e inserí-lo ao grupo de servidores.