Como o TS Licensing Server Emite e Gerencia Licenças

Como o TS Licensing Server Emite e Gerencia Licenças

  • Comments 10
  • Likes

Até hoje deste o lançamento do serviço de Terminal Services há mais de 10 anos no Windows NT 4.0 Terminal Services Edition, ainda há muitas dúvidas sobre o gerenciamento de suas licenças, as tão conhecidas TS Device CAL e TS User CAL. O objetivo deste post é compartilhar algumas informações pouco divulgadas sobre este serviço e que te dará uma excelente base para realizar um realth check no seu ambiente, seja ele TS ou Citrix e resolver problemas muito frequentes sobre licenciamento de TS.

Quando um usuário faz um acesso através do computador cliente, o servidor de Terminal Services agora chamado de Remote Desktop Services no WS 2008 R2, olha para seu modo de licenciamento para determinar se buscará uma licença de usuário ou de dispositivo, simplesmente abra a ferramenta Remote Desktop Session Host Configuration e clique duas vezes na opção Licensing, você verá esta tela onde mostra qual o modelo e qual o servidor de licenciamento ele buscará esta licença. Você também pode utilizar a política de grupo para configurar estas opções em vários servidores.

Obseve que neste caso o servidor usa o modelo de licenciamento por usuário e busca as licenças no servidor DC02.CONTOSO.COM. Clique nas imagens para vê-la maior.

TSLicensing01

O mais importante aqui é entender como essa licença e armazenada em ambos os casos. Se o servidor estiver no modelo de licenciamento por Device a licença temporária ou permanente será armazenada no registro do computador cliente mais precisamente na chave HKLM\Software\Microsoft\MSLicensing, acredito que este comportamento não seja novo para ninguém

TSLicensing02

Porém o que pouco administrador de rede Microsoft sabe é que se o servidor estiver no modelo Per User a licença será armazenada em uma propriedade do usuário no Active Directory e sempre verificada quando o usuário apresenta suas credenciais ao fazer o logon.

Outra informação importante é que todas licenças sejam elas permanentes ou temporárias são emitidas com um perído de validade randômico que varia de 52 e 89 dias, isso explica que mesmo se o usuário obtem uma licença permanente aparecerá uma data de expiração na console de gerenciamento das licenças, mas não se preocupe. Este comportamento foi implementado para fazer com que licenças em desuso sejam disponibilizadas no Pool de licenças disponíveis novamente para que outros usuários ou dispositivos obtenha esta licença de maneira transparente.

Para os usuários que estejam usando licenças temporárias, quando completar 7 dias antes da licença expirar ela será renovada automaticamente por mais um período entre 52 e 89 dias.

Dica : no Windows Server 2008 e R2 agora você pode revogar um conjunto de licenças imediatamente sem ter que esperar por este período, veja no final deste artigo como fazer isso. 

A tabela abaixo ilustra exatamente o que vai ocorrer em uma combinação de cenários e resultados.

Cenário Per User Per Device
TS nunca encontrou um servidor de licença mas ainda está no período de carência TS emitirá uma licença temporária por 120 dias TS emitirá uma licença temporária por 120 dias
TS nunca encontrou um servidor de licença e está fora do período de carência TS não permitirá conexão TS não permitirá conexão
TS encontrou um servidor de licença mas não há licenças instaladas e o servidor está no período de carência TS emitirá uma licença temporária por 120 dias TS emitirá uma licença temporária por 120 dias
TS encontrou um servidor de licenças mas as TS CALs ainda não foram instaladas TS permitirá conexão TS não permitirá conexão
TS Server encontrou um servidor de licença acessível com TS CAL disponível TS emitirá uma licença e vinculará esta licença nas propriedades do usuário no AD TS emitirá uma licença vinculada ao Hardware ID (WHID) do computador cliente e armazenará no registro do cliente

Você também pode ter um misto de licenças Per Device e Per User no mesmo servidor de licenças. No Windows Server 2008 R2 há uma nova opção no servidor de licenciamento que permite gerar um relatório para determinar a quantidade de licenças emitidas por usuário e armazenadas no Active Directory. Para fazer isso abra a ferramenta RD Licensing Manager clique com o botão direito e selecione Create Report, Per User Cal, informe em que área do Active Directory você quer pesquisar.

TSLicensing03

Para visualizar o relatório basta clicar em Save As e salvá-lo no fomato .CSV, para abrir basta usar o Excel ou o Notepad, como mostra a figura abaixo :

TSLicensing04

Observe no relatório que foram emitidas 4 licenças para os usuários, GBanin, Administrator, FHara e MRodrigues, data da emissão e quando ela expirará.

Revogando Licenças de TS Device CAL.

Uma outra novidade e benefício de usar um servidor WS 2008 R2 para controlar o licenciamento é o fato de que agora você pode revogar licenças sem ter que aguardar a expiração da licença, mas para reduzir tentativas de pirataria a Micrososft limitou para no máximo 20% das licenças, então se você tem 100 Windows Server 2008 Device CAL e 200 Windows Server 2003 Device CAL, você poderá removar 20 e 40 licenças respectivamente. Para fazer isso basta selecionar a licença emitida e selecionar Revoke TS CAL, logo após o status da licença aparecerá como Revoked e estará disponível imediatamente para outro computador utilizá-la.

TSLicensing05

TSLicensing06

  • Muito esclarecedor seu Artigo, tenho certza que tirou dúvidas de muita gente.

  • Mais um excelente post meu amigo. Informações preciosas na hora de configurar e suportar problemas de licenciamento com RDS.

    Forte Abraço

  • Interessante , agradeco a materia .

  • Banin,

    Vc é fod..

    Quando eu crescer quero ser como vc!

    Parabéns por este artigo e por todos outros que vc disponibiliza neste blog.

    Abraço!

  • Gilson,

    Seria possível ajustar (configurar) o prazo de validade de uma licença RDS?

    Obrigado.

  • Parabéns pelo post! Sanou minhas duvidas!

  • Gilson, ótimo artigo, parabéns!

    Porém tenho uma dúvida, será que você pode me ajudar?

    Vejo no meu Licensing que ele põe a data de emissão e de expiração do prazo para cada device que já realizou o acesso remoto.

    - Ele realmente libera uma CAL após o período de expiração?

    - Vejo também que o prazo de expiração é maior do que 89 dias. Algo mudou?

    Falei com o setor de licenciamento da Microsoft e fui informada que ele nunca libera a licença, e que eu tenho apenas a opção de revogar. Na prática, sabe se  esta informação procede?

    Obrigada!

  • Gilson estou com uma servidor DELL foi comprado com licença para servidor de impressão e de arquivos e outro, quando vou instalar a licença de TS da erro não deixa eu instalar você sabe me explicar o porque ? brunoleda@gmail.com

  • Parabéns, você tirou muitas dúvidas minhas.

  • Ao revogar uma licença (Per Device) o nome do ativo ainda permanece na lista, mas com o status de revogada. Quanto tempo demora para que eu possa inserir novamente o mesmo ativo para a licença?

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment