Tudo que você precisa saber sobre os backups do Exchange* - Parte 3

Artigo original publicado na terça-feira, 10 de julho de 2012

* Mas tinha medo de perguntar

Na Parte 1 e Parte 2 dessa série, nós examinamos os fundamentos dos backups do Exchange usando VSS, e o fluxo de um back up de banco de dados DAG ativo.

Na Parte 3, nós dividimos como uma cópia de banco de dados DAG passivo sofre um backup completo. O Exchange Writer responsável pelo backup de cópias passivas não é executado no Serviço de Armazenamento de Informações, mas como parte do Serviço de Replicação do MS Exchange. Entre outras funções, esse serviço coordena o processo de backup entre o nó da cópia passiva e o servidor da cópia ativa. Da mesma forma que o backup de um banco de dados ativo descrito na Parte 2, esta publicação descreve o backup de uma cópia de banco de dados passivo do DB1, hospedado em um servidor ADA-MBX1. A cópia do banco de dados montado ativo está no ADA-MBX2, e novamente, um instantâneo copy-on-writer (COW) é utilizado pela solução de backup:

(clique nas miniaturas para obter uma versão em tamanho real dos gráficos desta publicação)

imagem

As primeiras etapas para fazer o backup de uma cópia de banco de dados passivo são quase as mesmas de um ativo. O aplicativo de backup obtém os metadados para o DB1 do Exchange Write, mas, novamente, o gravador está sendo executado no Serviço de Replicação do MS Exchange. Um novo GUID de instância de gravador é gerado e persistirá durante todo o trabalho, assim como um backup de banco de dados ativo.

O evento 2021 indica que o aplicativo de backup, ou solicitador VSS, se engajou com o Exchange Writer. Ele aparecerá várias vezes em todo o backup, à medida que componentes diferentes são lidos a partir dos metadados, como locais de arquivos de log e banco de dados.

Os eventos 2110 e 2023 indicam que o aplicativo de backup solicitou um conjunto específico de componentes para fazer back up e o tipo de backup.

imagem

O serviço de replicação para o servidor da cópia passiva sinaliza o servidor de cópia ativa que um backup está em andamento. Os eventos 910 e 210 no servidor de cópia ativa, assim como o 960 no servidor de cópia passiva, significam duas coisas: primeiro, eles estabelecem qual servidor está fazendo o backup da cópia passiva do banco de dados; segundo, o serviço STORE no servidor de cópia ativa marcou o banco de dados com "backup em andamento" na memória e confirma que o back substituto será feito. Assim que isso acontecer, não será possível fazer backup do banco de dados novamente até que o backup substituto atual seja concluído, ou o status "backup em andamento" seja apagado.

imagem

Os eventos 2025 e 2027 são gerados quando o gravador de replicação evita que o serviço de replicação escreva logs copiados do servidor de cópia ativa para o disco local. A reprodução de logs também é interrompida, mantendo o conteúdo dos arquivos de banco de dados inalterados. Nesse ponto, as gravações de dados para o banco de dados passando por backup são "congeladas". O VSS agora pode criar os instantâneos no armazenamento de sombra para cada disco especificado nos metadados.

imagem

O VSS cria instantâneos dos discos D: e E:. Assim que isso for concluído, ele sinaliza o Exchange Writer, que por sua vez permite que o serviço de replicação restaure a cópia e reprodução de logs. Os eventos 2029 e 2035 são gerados quando o "descongelamento" é concluído e as gravações normais de disco podem prosseguir.

imagem

Uma vez que os instantâneos são criados, o aplicativo de back up pode copiar blocos de dados através do VSS, que transfere blocos de dados do armazenamento de sombra, se eles foram preservados devido às mudanças, ou do volume do disco real, caso contrário. O gravador de serviço de replicação espera pelo sinal de que a transferência de dados está concluída. Esse fluxo de dados é representado por setas violetas, que nesse caso indicam dados sendo copiados dos instantâneos no armazenamento, através da E/S do servidor Exchange, e para o servidor de backup.

imagem

Quando os arquivos necessários para backup do DB1 são copiados com segurança para a mídia de backup, o aplicativo de backup sinaliza ao VSS que o serviço está concluído. O VSS por sua vez sinaliza ao gravador de replicação, e o Exchange gera os eventos 963 e 2046 no servidor de cópia passiva. O serviço de replicação então sinaliza ao serviço de Armazenamento de Informação no servidor de cópia ativa de que o serviço está concluído, e que o log de truncamento pode prosseguir se todas as condições necessárias são atendidas. O nó de cópia ativa gera eventos 913 e 213 sinalizando que o backup substituto está concluído e que o cabeçalho do banco de dados será atualizado com a data e hora do backup.

imagem

Os eventos 2033 e 2037 sinalizam o final do backup. O nó de cópia ativa libera e distribui o log de transações atual que contém as atualizações de cabeçalhos do banco de dados. Esse log é então enviado e torna-se elegível para ser reproduzido de acordo com a programação, de forma que a cópia do banco de dados passivo é marcada com as novas informações de cabeçalho o mais cedo possível. A truncação do log também ocorre se for possível. Nesse caso, os instantâneos são destruídos, e as operações normais prosseguem.

Para saber mais sobre o assunto desta série, aqui estão algumas referências excelentes:

Serviço de Cópias de Sombra de Volume
https://technet.microsoft.com/en-us/library/ee923636(WS.10).aspx

Gravadores de VSS do Exchange
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb204080.aspx

Visão geral do processo de backup sob o VSS
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa384589(VS.85).aspx

Diagramas de sequência de backup
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa579076(v=exchg.140)

Solução de problemas do Serviço de Cópias de Sombra de Volume
https://technet.microsoft.com/en-us/library/ff597980(EXCHG.80).aspx

Jesse Tedoff

Esta é uma publicação de blog traduzida. O artigo original está localizado em Everything You Need to Know About Exchange Backups* - Part 3