A alteração para o Project Server 2013 coloca uma nova questão que, do meu ponto de vista, é muito importante: Devo atualizar para o projeto de solução Project Server 2013 no local ou Project Online para uma solução na nuvem?

Para além das considerações de preços e gestão de licenças que não abordarei neste artigo, é importante conhecer as diferenças funcionais e técnicas entre as duas versões:

Prioridades  da versão Online

Desde que a versão online foi desenvolvida, existem três prioridades que foram definidas na especificação:

  1. Principal: manter a experiência do utilizador semelhante à versão no local, mantendo a mesma interface.
  2. Recorrente: Manter um excelente desempenho em termos de visualização e processamento de dados.
  3. Crucial: Garantir a segurança dos dados.

 

Restrição ou bloqueio das funções

  • Reporting
    O Project Server 2010 permite aos utilizadores criarem relatórios com acesso direto à base de dados de relatórios, ou acedendo aos cubos OLAP no SQL Server Analysis Services. Por razões de segurança de dados, o acesso direto às bases de dados do SQL Server não é permitido. A nossa infraestrutura de Reporting está baseada numa camada OData (Open Data Protocol), que permite aos utilizadores aceder ao Project Server online através do Microsoft Excel ou do Excel Services.
  • Programação
    O SharePoint Online e o Project Online utilizam agora a autenticação via LiveID, que é um mecanismo muito diferente em relação à autenticação local, Kerberos ou NTLM.

Como os aplicativos personalizados, serviços ou aplicações de terceiros não foram desenvolvidos para fornecer uma prompt de autenticação LiveID, o SharePoint Online agora fornece o oAuth (Autorização) como mecanismo de autenticação para chamadas às APIs. Também implementámos um novo modelo de objetos compatível com oAuth (CSOM, Client-side Object Model) para o Project Server.

Esta nova API utiliza a infraestrutura do SharePoint CSOM e, portanto, aproxima os recursos de extensibilidade do Project Server com os do SharePoint.

NOTA: O Project Server Interface (PSI) não está disponível online. Apenas On premisses.

Finalmente, o desenvolvimento de Event Handlers personalizados não é mais possível no Project Online - por razões evidentes de segurança. Neste caso o CSOM pode então ser usado para registar e executar os Event Handlers remotamente

  • Acesso à Administração Central do SharePoint

O Project Online e o SharePoint Online são inerentemente ambientes partilhados, portanto, os parâmetros de configuração via Administração Central do SharePoint não são acessíveis aos utilizadores.

  • Backup e Restore administrativo

Esta função não está disponível online porque o facto de regularmente executar backups e restores a um grande volume de dados poderá ter um impacto negativo no desempenho dos sites de outros clientes que partilhem o mesmo tenant (e o servidor SQL Server.

  • Alertas e notificações por email

Este recurso não está disponível online pelos mesmos motivos, pois a execução regular de emails de notificação sobre um número importante de projetos ou recursos pode ter um impacto negativo no desempenho dos sites de outros clientes que partilhem o tenant e SQL

Espero que este artigo tenha esclarecido sobre as diferenças entre as duas versões e que o tenha ajudado a fazer a sua opção.