Um dos grandes desafios de empresas que decidem atualizar seu parque de estações com o Microsoft Windows Vista é o de identificar se o hardware das estações atende os novos requisitos do novo sistema operacional.

Muitas dessas empresas ainda não possuem ferramentas para realizar este levantamento de forma automática. Segundo o Gartner o uso de ferramentas para levantar o ambiente e fazer a instalação de software é um dos requisitos para se alcançar a maturidade da infra-estrutura de sistemas de informação. Para auxiliar empresas que ainda não possuem uma ferramenta que realize tal levantamento, a Microsoft acaba de lançar o Windows Vista Hardware Assessment (WVHA).

O WVHA é uma ferramenta que faz uma avaliação de até 5000 PCs na rede. Como resultado final fornece uma analise de hardware e drivers nas estações e relatando quais equipamentos estão prontos para migração e quais necessitam de atualizações. Pontos interessantes:

·         Não necessita instalar agente nas estações

·         Faz recomendações de quais componentes de hardware precisam ser atualizados

Esta ferramenta não substitui as ferramentas tradicionais de inventário de hardware e software e instalação de software, mas ajuda no processo de migração para Microsoft Windows Vista.