O Microsoft Hyper-V Server 2008 fornece uma solução de virtualização otimizada, confiável e simplificada, proporcionando a utilização aprimorada do servidor e redução de custos. Como o Hyper-V Server é uma solução independente e dedicada, contendo apenas o Windows Hypervisor, os componentes de virtualização e o modelo de driver do Windows Server, ela fornece uma pequena superfície de memória e sobrecarga mínima. Ele se adapta facilmente aos ambientes de TI dos clilentes, potencializando seus conhecimentos, processos e ferramentas de atualização, provisionamento, gerenciamento e suporte.

Agora, com o lançamento do R2, temos uma atualização também desta versão. Ponto importante: esse produto é gratuito, ou seja, um produto completo, sem limitações e/ou expirações de data e ainda, com features completas, como você pode ver na tabela abaixo:

image

Como esse produto se compara com o Windows Server 2008 R2, que possui embutido o Hyper-V também? Em termos simples, falando de funcionalidades, não há diferença. O que acontece, é que o Windows Server 2008 R2 possui direitos extras (licenciamento) para a criação de máquinas virtuais, dependendo da versão do produto (para o Windows Server 2008 R2 Datacenter Edition, por exemplo, você pode criar um número ilimitado de VMs sem nenhum licenciamento adicional do Windows Server). Em termos de cenários, temos:

image

Assim, fica o convite: acesse o site http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=48359dd2-1c3d-4506-ae0a-232d0314ccf6&displaylang=en, faça o download e a instalação do produto, em ambiente de produção ou teste. Criamos também uma documentação passo a passo de como realizar o setup: http://cid-ba07e494be39738a.skydrive.live.com/self.aspx/P%c3%bablico/INICIANDO^_HYPER-V^_SERVER^_2008^_R2.pdf 

E claro, fique à vontade para dar sua opinião sobre o produto e contar sua expência à nos!