Danilo Bordini - Technical Evangelism Manager- Microsoft Brasil

Windows 8, Windows Azure, Phone e Private Cloud!!!

Microsoft Hyper-V Server (FREE) – O que é ??

Microsoft Hyper-V Server (FREE) – O que é ??

  • Comments 1
  • Likes

Durante uma de minhas apresentações no Tech-Ed Brasil esse ano (Caminho mais curto para a virtualização) falei um pouco sobre uma opção muito interessante: o Microsoft Hyper-V Server (Microsoft Hyper-V Server)

Primeiro ponto: notem que ele não possui a marca “Windows”. Isto significa que ele possui algumas características especiais em termos de licenciamento. De modo simples, o Microsoft Hyper-V Server é grátis; isto mesmo, você pode baixá-lo diretamente do site acima sem nenhum custo.

Segundo ponto: ele é baseado em uma instalação Windows Server 2008 Server Core, o que significa que ele é somente prompt. Mas Danilo, como faço então o processo de de gerenciamento da máquina ? Bem, para as configurações básicas e iniciais (tais como mudar o nome da máquina, acertar o IP, colocar no domínio, etc), você terá, como tela inicial, um menu em modo texto que lhe auxiliará nisto. Para as tarefas adicionais, tais como criar VMs, gerenciá-las, etc, você pode instalar o RSAT (Download details- Microsoft Remote Server Administration Tools for), substituto do antigo Adminpak.msi do Windows Server 2003, em uma máquina com Windows Vista, por exemplo, acessar a console do Hyper-V Manager que será instalada e fazer todo o processo remoto. Vale lembrar que o System Center Virtual Machine Manager 2008 (veja mais sobre ele neste blog do Luciano Palma: Tech Ed 2008 – Parte 3) é 100% compatível com esse produto.

Bem, e em termos de arquitetura ? A figura abaixo mostra um pouco as diferenças entre um Hyper-V Server (esquerda) e um Windows Server 2008 com Hyper-V habilitado. Basicamente, a grande diferença é que no Microsoft Hyper-V Server só pode ser usado como servidor para Hyper-V, nada mais (nem file server, printer server, nada…). Já um Windows Server 2008 FULL, contém todas as 17 roles disponíveis (AD, File, IIS, etc). Claro que não recomendamos instalar na root partition outras funções, principalmente por motivos de desempenho.

Bem, qual o resumo ? Hyper-V Server é uma ótima opção para todos aqueles que querem iniciar no mundo da virtualização. Testar e validar seu ambiente, verificar como funciona o gerenciamento, etc. Depois disso, você pode passar para uma solução mais escalável, como o Windows Server 2008 Enterprise Edition, com Failover Clustering, etc. No próximo post, apresentarei algumas diferenças técnicas entre as 2 opções.

image

Comments
  • No post anterior , expliquei o que é o Hyper-V Server. Mas, quais as diferenças deste produto em relação

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment