Danilo Bordini - Technical Evangelism Manager- Microsoft Brasil

Windows 8, Windows Azure, Phone e Private Cloud!!!

Série Políticas de Grupo (GPOs) Windows Server 2008 e Windows Vista - Parte 1

Série Políticas de Grupo (GPOs) Windows Server 2008 e Windows Vista - Parte 1

  • Comments 1
  • Likes

Pessoal,

Iniciando essa semana, focarei alguns posts sobre as novidades (e talvez muitas delas nem sejam tão novidades assim) para Políticas de Grupo para Windows Server 2008 e Windows Vista.

Desde o NT 4.0 (Server e Workstation), já era possível se aplicar políticas de grupo em estações de trabalho e até mesmo servidores para controlar o ambiente. Tarefas como bloquear o Painel de Controle, definir o Papel de Parede das estações, etc. Com a implementação de um Diretório de Serviços (Windows 2000 Server) e o amadurecimento da tecnologia, ficou mais fácil e integrado o gerenciamento de tais políticas. Diferente do Windows NT 4.0, quando era necessário criar políticas para "defazer" as configurações, com o Windows Server 2000 e 2003 o número de configurações disponíveis cresceram imensamente, além das GPOs ficarem mais inteligentes, com opções de Filtro, Group Membership, Arquivos Administrativos (ADM), etc.

O Windows Server 2008 e o Windows Vista introduzem uma série de novas políticas de grupo para gerenciamento de estações de trabalho. Logicamente, há todo um trabalho para manter a compatibilidade, assim, estações de trabalho com Windows XP, com pelo menos o Service Pack 2, poderão se valer de muitos destes recursos. Para maiores informações, consulte: http://technet2.microsoft.com/WindowsVista/en/library/a8366c42-6373-48cd-9d11-2510580e48171033.mspx

Além disso, como novidade, o Windows Server 2008 inclui o que chamamos de Group Policy Preferences. Essa ferramenta é parte da aquisição da empresa DesktopStandard, e era conhecida anteriormente como PolicyMaker. Como grandes novidades, agora é possível, via GPO, configurar de modo fácil e sem a necessidade de se criar scripts, mapeamentos de drives, cópias de arquivos, cópias de arquivos .ini, registry, configurações preferenciais de Painel de Controle e muito mais. Para um estudo detalhado das possibilidades, consulte: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=42e30e3f-6f01-4610-9d6e-f6e0fb7a0790

Nos próximos posts, detalharemos mais cada uma das novidades.

Comments
  • Olá Danilo,

    Sabes me dizer se a parte de preferências das GPOs podem ser aplicadas também a Windows XP SP2 ou somente para o

    Vista?

    Tenho 2 domínios diferentes e já fiz alguns testes com essas políticas somente no Vista, mas gostaria de aplicar ao Windows XP também as mesmas regras.

    Abraços,

    Valdir S. Junior

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment