Recentemente eu recebi uma pergunta que achei bem interessante, queriam saber como eu criava as Queries SQL que uso em meus relatórios customizados do SCCM, isso mesmo, não era uma pergunta de como criar os relatórios e sim um passo anterior, onde eu fazia o BRAINSTORM pra criar a query, os testes, validação das VIEWS a serem utilizadas, etc.
 
Isso é algo bem simples, garanto para você, mas como a gente faz tanto acaba nem pensando em registrar como realizar isso. Logo, decidi usar este post aqui pra mostrar essa tarefa. Veja:
 
Importante: Você precisa instalar o SQL Server Management Studio no computador em que irá trabalhar com a criação de QUERIES, para isso siga estes passos Installing SQL Server Management Studio. O usuário logado no computador precisa ter permissões para acessar a base de dados e para poder executar as queries que serão criadas.
 
Após a instalação do SQL Server Management Studio, acesse o ícone que foi criado para ele. E a tela abaixo surgirá.
 
clip_image001
 
Digite o nome do servidor SQL que mantém a base do site primário que você quer utilizar para criar suas queries. Clique em Connect.
 
 
 
clip_image003
 
Clique com o botão direito no nome do banco de dados (Geralmente CM_000 onde 000 são os três caracteres que identificam o seu site code). Selecione a opção New Query.
 
 
 
clip_image005
 
Digite a sua query no campo do meio na tela, faça os seus testes e sempre que precisar validar clique no botão EXECUTE. Os resultados podem ser acompanhados no campo abaixo da query.
 
Viu só como é fácil utilizar o SQL Server Management Studio para testes? Bons estudos.
 
 
Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,
Abraço.
 
Cleber Marques
Consultor, Escritor e Palestrante especialista em System Center 
CleberMarques.com | MOF.com.br | CanalSystemCenter.com.br | 
SystemCenter.co