Canal System Center RSS


PRINCIPAL         SCCM    SCOM    SCSM    SCVMM    SCORCH    SCDPM    MDOP    MOF    Revista Canal System Center


System Center 2012 SP1 - Coexistência dos componentes

  • Comments 2
  • Likes

Este é um assunto muito comentado e que sempre gerou muitas dúvidas, desde quando o System Center era vendido como produtos diferentes. Mesmo agora que temos o System Center 2012 como um único produto formado por componentes (módulos) diferentes a dúvida ainda está ai, então resolvi escrever este artigo para esclarecer de vez este ponto. Começando com a pergunta:

 

·         Eu posso instalar os componentes do System Center 2012 SP1 em um mesmo servidor?

 

Claro! É a respostas mais simples que eu posso dar, porém temos alguns pontos de atenção, particularidades e incompatibilidade, que devem ser precisamente considerados. Vamos então organizar isso aqui entre os três tópicos mais importantes.

 

 

 

Atenção: Aqui veremos sugestões apenas para components de Datacenter, não sera abordado aqui o SCCM.

 

 

Incompatibilidades

 

Atualmente nós temos os seguintes componentes do System Center 2012: App Controller, Data Protection Manager, Operations Manager, Orchestrator, Service Manager, e Virtual Machine Manager. E alguns destes componentes não funcionam juntos, ou seja, se forem instalados no mesmo servidor. Nenhum dos componentes abaixo podem ser instalados um com o outro em um mesmo servidor:

 

·         SCDPM Management Server

·         SCOM Management Server

·         SCSM Management Server

·         SCSM Data Warehouse Management Server

 

Qualquer um dos outros componentes (App Controller, Orchestrator, e SCVMM) podem ser instalados juntos um com o outro e também com qualquer um outro componente na lista acima. Logo, o número mínimo de servidores requeridos para instalarmos todos os componentes é quatro (4).

 

Particularidades

 

O que pode ser mais particular para um componente do que a sua suportabilidade? Por isso este é o segundo ponto mais importante a ser considerado durante o planejamento de coexistência dos componentes no System Center 2012 SP1. Cada componente suporta versões diferentes de sistema operacional, base de dados e assim por diante. Como eu costumo dizer, o melhor recurso é o oficial, então para cada componente é importante seguimos as recomendações abaixo:

 

Componente de Servidor


System Center 2012 SP1


Base de Dados


System Center 2012 SP1


Console


System Center 2012 SP1

 

 

Atenção: Isso mesmo, não há suporte para nenhuma console no Windows XP!

 

 

 

Pontos de Atenção

 

E por fim, é muito importante garantirmos que os servidores que compartilham componentes do System Center 2012 SP1 ofereçam os recursos mínimos necessários para cada componente individualmente. Para isso devemos sempre acompanhar os tópicos sobre os Requisitos de Sistema, por componente, como podemos acessar abaixo:

 

·         System Requirements: App Controller

·         System Requirements: Data Protection Manager

·         System Requirements: Operations Manager

·         System Requirements: Orchestrator

·         System Requirements: Service Manager

·         System Requirements: Virtual Machine Manager 

 

Portanto, podemos sim compartilhar Servidores entre os componentes do System Center 2012 SP1, sendo que se utilizarmos todos os componentes precisaremos de no mínimo 4 servidores, lembrando que é muito importante respeitarmos as versões suportas de Sistema Operacional e os Requisitos de Sistema. Combinado?

 

Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,

Abraço.

 

Cleber Marques

Consultor, Escritor e Palestrante especialista em System Center
CleberMarques.com | MOF.com.br | CanalSystemCenter.com.br |
SystemCenter.co

  

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment
  • E relativamente às bases de dados, qual o minimo de SQL servers que podemos ter, separados por instancias, para alojar toda a suite system center

    obrigado.

  • @Pedro, neste caso é um pouco mais simples, pois se tivermos recursos podemos trabalhar com poucos servidores. Veja, que se quiser HA podemos ter 2 SQL em cluster, temos agora também o Always On (que apenas o SCDPM não suporta) e assim por diante. Em ambiente de testes, eu mantenho apenas 1 servidor SQL para todas as bases, separadas por instâncias.