Durante a instalação NOVA de algum componente do System Center 2012 temos sempre que seguir as recomendações e práticas recomendadas pela documentação oficial do produto. Um dos pontos importantíssimos é garantirmos que o SQL Server instalado esteja de acordo com estas recomendações, tanto de versão e recursos quanto de uma característica importante que é a configuração da Collation.

 

O que é?

 

Quando você define a configuração de Collation durante a instalação do SQL Server (ou uma nova instância) você está definindo um conjunto de regras que determina como as informações no banco serão ordenadas e comparadas, considerando a sequência de caracteres, acentuação e entre outros. (Visão simplificada do que se trata a configuração da Collation, mesmo por que o foco deste post é System Center).

 

Recomendação

 

Para tanto, com base na documentação oficial do System Center 2012 a configuração requerida da Collation para cada componente é a seguinte:

 

Componente

SQL Server Collation

App Controller

SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS

Configuration Manager

SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS

Data Protection Manager

SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS

Orchestrator

SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS

Operations Manager

SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS

(Para PT-BR: Latin1_General_CI_AS)

Service Manager

Latin1_General_100_CI_AS

(Para PT-BR: Latin1_100_CI_AS)

Virtual Machine Manager

SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS

 

Se a recomendação acima não for seguida, você será alertado do risco que é trabalhar com outra configuração (no caso do Service Manager) ou até será impedido de instalar o componente em questão (que é o caso do Configuration Manager e o Operations Manager). O melhor recurso para saber qual Collation usar é este post no blog do time de produto de Service Manager: Clarification on SQL Server Collation Requirements for System Center 2012.

 

Alguns detalhes direto da documentação oficial que reforçam o resumo acima (Para Data Protection Manager e Virtual Machine Manager não há nenhuma observação nos documentos oficiais):

App Controller

SCAC

Configuration Manager

SCCM

Orchestrator

SCO

Operations Manager

SCOM

Service Manager

SCSM

Existe uma máxima que nos orienta a usar a Collation SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS para todos os componentes do System Center 2012 (podendo até ignorar o ALERTA que é apresentado durante a instalação do Service Manager, porém, isso se aplica aos ambientes que sejam instalados inteiramente em Inglês, que não é o nosso caso aqui no Brasil). Portando, mantemos a recomendação da tabela acima.

 

Sem Suporte

 

Aproveitando o assunto, eu quero falar aqui também sobre a TROCA das configurações de Collation, após a instalação do SQL, pois tenho visto muitos lugares (Fóruns, Blogs) comentando sobre esta solução. Apesar de ser uma solução existente no SQL Server este tipo de ação NÃO É SUPORTADA para o System Center 2012. Isso quer dizer que ao mudar as configurações de Collation após a instalação do SQL, o System Center 2012 poderá até funcionar, porém o seu ambiente não será suportado pela Microsoft.

 

Imagine os seguintes cenários:

 

·         Você instala o SQL Server com uma Collation não suportada pelo componente System Center 2012 em questão. Em seguida instala o System Center 2012. E então, você altera a configuração da Collation usando este procedimento (ou outro similar) http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms179254.aspx. ESTE CENÁRIO NÃO SERÁ SUPORTADO.

 

·         Você instala o SQL Server com uma Collation não suportada pelo componente System Center 2012 em questão. E então, antes de instalar o System Center 2012 você altera a configuração da Collation usando este procedimento (ou outro similar) http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms179254.aspx. ESTE CENÁRIO NÃO SERÁ SUPORTADO.

 

·         Você instala o SQL Server com uma Collation não suportada pelo componente System Center 2012 em questão. Decide então remover a Instância com a Collation incorreta (remove apenas a Instância e não o SQL Server), e em seguida instala a Instância novamente, porém agora com uma configuração suportada de Collation. OK, ESTE CENÁRIO É SUPORTADO.

 

E então

 

Para não ter problemas com este assunto, que é bem simples, apenas siga a recomendação da tabela no início do post, sempre ficando de olho nas últimas atualizações disponíveis na documentação oficial de cada componentes do System Center 2012.

 

Se instalou uma instância com a Collation incorreta, remova ela antes de instalar qualquer componente, reinstale com a Collation correta. Mas, se infelizmente instalou o SQL Server com a Collation incorreta e instalou também o System Center 2012, não tem jeito, remova e instale tudo novamente, pois do contrário seu ambiente não será suportado pela Microsoft. Combinado?

 

Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,

Abraço.

 

Cleber Marques

Consultor, Escritor e Palestrante especialista em System Center
CleberMarques.com | MOF.com.br | CanalSystemCenter.com.br |
SystemCenter.co