A revista Canal System Center (CSC) foi uma ideia que eu tive logo no final do ano de 2010 quando percebi que seria muito legal poder contribuir de uma forma diRevista Canal System Centerferente do que eu já vinha fazendo até então com blogs, sites, fóruns e etc. Mas ao começar a idealizar a revista eu encontrei o obstáculo de não encontrar uma editora para publicação, isso é difícil e que só após muito destaque que se consegue no mercado editorial brasileiro. Então parti para uma versão online, já que desta forma o futuro da revista naquele momento só dependeria de mim.

 

Comecei procurando por programas com o intuito de desenvolver a revista e encontrei no Microsoft Publisher tudo o que eu precisava, e inicie meus estudos na solução. Enquanto eu estudava o Publisher e planejava o layout da revista eu fui aprimorando as ideias e aos poucos o projeto foi tomando forma. Após 4 meses de planejamento e desenvolvimento eu estava com o design da revista completo e pude iniciar então a elaboração da primeira edição. O primeiro número da Revista CSC foi lançado em Julho-Agosto de 2011, foi um grande desafio mas consegui colocar esta iniciativa no ar.

 

O sucesso foi grande, uma novidade e ninguém esperava, pois eu não havia comentado com ninguém, mas eu já sabia que não seria possível tocar aquilo sozinho, e foi assim que para as edições seguintes eu procurei uma equipe de FERAS pra colaborar com a revista e nisso eu cheguei nas pessoas certas e atualmente esta equipe é formado por: Cleber Marques, Raphael Perez, Alexandre Perazza, Alexandro Prado, Jordano Mazzoni e Igor Humberto. Além dos colaboradores que escrevem artigos para cada edição.

 

O intuito da revista é colaborar com a comunidade local, divulgando matérias e artigos sobre System Center de forma gratuita. O editorial da primeira edição ajuda a entender bem o espírito da revista:

 

“...Esta é uma publicação independente que trata sobre gerenciamento com tecnologias Microsoft, um marco muito importante porque este tipo de trabalho é único, sem registro algum sobre outra revista dedicada aos produtos da família System Center. É a comunidade brasileira saindo na frente mais uma vez.

 

Confesso que deu muito trabalho para chegar até este resultado, mas valeu a pena. No início, tudo não passava de um desejo em oferecer mais um recurso gratuito, mas quando resolvi colocar a ideia em prática, percebi o tamanho do trabalho que teria pela frente. Esta primeira edição serve como um modelo para mostrar o que você pode esperar das próximas publicações, mas com uma grande diferença: o conteúdo será totalmente compartilhado pela comunidade...”

 

De lá pra cá a revista tem ficado cada vez mais interessante, matérias e novidades, artigos e sugestões, tudo isso feito pela Comunidade para a Comunidade. Falando nisso, é possível você mesmo escrever para a revista e ter sua contribuição publicada, para isso basta seguir as sugestões do Manual do Colaborador.

 

 

Todo o conteúdo da revista é meramente informativo, sendo as opiniões compartilhadas de responsabilidade dos seus autores, nenhuma opinião de autor reflete a opinião da Microsoft ou alguma outra empresa citada.

 

 

 

Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,

Abraço.

 

Cleber Marques

Consultor, Escritor e Palestrante especialista em System Center
CleberMarques.com | MOF.com.br | CanalSystemCenter.com.br
| SystemCenter.co