A importância da visualização de dados

A importância da visualização de dados

  • Comments 1
  • Likes

4594376422_32e9bb0615_o[1]

Recentemente, alguns sites publicaram uma nota sobre o fato da brasileira Fernanda Viégas ter sido uma das mulheres mais influentes do mundo na área de tecnologia, relativo ao seu trabalho na área de visualização de dados. Me chama a atenção a ascensão que a área de visualização de dados tem alcançado.

Esse campo sempre me interessou e para quem gosta do assunto recomendo pesquisar sobre Edward Tufte, considerado um dos pioneiros da área de visualização de dados, que publicou o livro The Visual Display Of Quantitative Information em 1983.

Todos sabemos que vivemos em tempos exponenciais. Os números sobre os dados da Internet sempre são apresentados em unidades gigantescas. Agora, as empresas também tem gerado mais dados, influenciadas pelas metodologias e a criação de dashboards, scorecards, exigências de regulamentação ou até mesmo pelo aumento da maturidade operacional das equipes. Entretanto, poucos tem a habilidade de trabalhar o dado corretamente, condênsa-lo e apresenta-lo de forma clara, objetiva e sem poluição visual.

Esse tipo de trabalho requer muito mais que conhecimentos avançados de excel e powerpoint. Se voce está curioso sobre esse assunto de uma olhada em alguns conceitos importantes nos posts:

http://flowingdata.com/2010/03/20/graphical-perception-learn-the-fundamentals-first/

http://flowingdata.com/2010/01/07/11-ways-to-visualize-changes-over-time-a-guide/

Se voce tiver um pouco mais de tempo de uma olhada nos videos apresentados no TED:

http://www.ted.com/talks/lang/eng/hans_rosling_shows_the_best_stats_you_ve_ever_seen.html

http://www.ted.com/talks/lang/eng/lies_damned_lies_and_statistics_about_tedtalks.html

Em breve esse assunto de visualização de dados vai voltar a ser discutido nesse blog com exemplo em Excel e outras ferramentas de mercado.

  • Finally this is my first time I pop in here. I discovered a lot of remarkable substance on your webpage specially its conversation.

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment